Coordenadora do Programa Despertar em São Desidério realiza encontro pedagógico

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Mais uma etapa do Programa Despertar foi realizada em São Desidério na manhã de quinta-feira, 10, na Câmara de Vereadores. Sob a coordenação municipal de Sandreane Mattos, o encontro foi realizado com diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das escolas da zona rural do município, cadastradas  no Programa Despertar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No encontro, cada professor(a), apresentou a temática e as intervenções pedagógicas realizadas com os alunos e a comunidade escolar na qual estão inseridos sobre o tema principal do Despertar em 2015.  “Meio Ambiente – Vida, Saúde e Cidadania”. O principal objetivo do encontro foi escolher a melhor proposta apresentada para representar o município de São Desidério no Intercâmbio de Experiências Pedagógicas – Dia de Campo, que irá acontecer no período de 21 a 26 de setembro nos municípios de Mundo Novo e Miguel Calmon.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Antenor Barbosa, os vereadores, Manuel Divino de Souza, Joacy Carvalho e Maria das Graças Gobbi, e o consultor da empresa Lotus que presta consultoria ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Manoel Neto. “Quero parabenizar este município e agradecer por esta parceria ativa, onde as ações estão acontecendo com muita responsabilidade”, assegura.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

De acordo com a coordenadora do Programa Despertar, o encontro apresentou novas expectativas sobre metodologias e inovações na divulgação do trabalho individual de cada professor. “As apresentações causaram um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento da educação ambiental realizada nas escolas e comunidades”, disse Sandreane Mattos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Saúde na Comunidade Local – Responsabilidade e Ação Coletiva” foi o tema apresentado pelo professor Antônio Carlos de Souza Cruz, da Escola Municipal Diolino Honório Pereira, do povoado de Canabravão. O professor desenvolveu com os alunos a temática, “Utilidade do Solo e Compostagem”. “Foi importante este encontro, pois realizamos troca de experiências com os colegas das demais escolas. Na minha escola realizamos uma compostagem com lixo orgânico para gerar adubo orgânico, esse adubo pode substituir o adubo químico e gerar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos”, assegura.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para o diretor escolar, Geovânio Teixeira Almeida, da Escola Municipal Deputada Necy Novaes, é importante participar, quando se fala de meio ambiente. “Vejo que o Programa Despertar já contribuiu muito para o município, pois há cinco anos ele vem sensibilizando professores, alunos e comunidade escolar para a preservação do meio ambiente. Isso é dever de todo cidadão e responsabilidade das escolas trabalhar em seu currículo”, afirma.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ao final do encontro as temáticas e intervenções foram avaliadas e uma foi escolhida para representar o município no Intercâmbio de Experiências Pedagógicas – Dia de Campo que acontece ainda este mês. A temática escolhida foi “Ambiente Preservado e Degradado”, apresentada pelo professor Antônio Teixeira de Almeida, da escola Municipal Deputada Necy Novaes, da localidade de Cabeceira Grande.

Texto e fotos: Ascom/SD