Cras apresenta semana de integração com os usuários dos projetos

DSC03418

Para o início do segundo semestre de 2013, a equipe de profissionais do Centro de Referência da Assistência Social-Cras, (Casa da Família), com o objetivo de mostrar aos usuários dos projetos a nova programação, desenvolveu entre os dias 22 a 25 de julho uma semana especial com várias dinâmicas recreativas e socioeducativas, voltadas para a integração dos jovens, adolescente e crianças atendidas pelo Projeto Arte em Jogo, pais e responsáveis. O grupo do coral infanto-juvenil, as mulheres cadastradas no programa Ser Mulher e os idosos atendidos pelo Programa Ativa Idade, também participaram das atividades que tem por finalidade fortalecer os vínculos com as comunidades assistidas.

SAM_0578

Na área de abrangência do Cras, que compreende os bairros de Tangará, Alto do Cristo e Vila do Padre, de acordo com representantes da equipe do Cras, aproximadamente 30 mulheres, 25 idosos, 100 pais ou responsáveis e 260 jovens, crianças e adolescentes estão cadastrados nos programas oferecidos pela unidade. Crianças e adolescente entre 07 e 17 anos e jovens de até 24 anos, são atendidos nas modalidades esportivas do futsal, karatê, coral e violão do Programa Arte em Jogo que para este segundo semestre oferece a modalidade cultural e intelectual de xadrez, proposta desde o início do ano. “Pela demanda que surgiu a princípio teremos duas turmas, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde com no máximo 20 participantes, a perspectiva é que no mês de outubro nós consigamos desenvolver a prévia de um campeonato de xadrez”. Disse o técnico de referência e psicólogo, Eric Gamaliel.

ASC_1850

Willes Roniel Santana dos Santos, participa do projeto Arte em Jogo, e pratica aulas de violão. “Para mim é o maior prazer, desde 2011 eu participo. Eu não sabia nada de violão e hoje eu consigo tocar violão sozinho e até ensinar alguns colegas que estão começando agora”. Declara. Cristina Maria da Conceição sempre participa das atividades dos projetos do Cras e assegura que os momentos são bem descontraídos. “São momentos bons, principalmente para agente que trabalho e tem crianças. Eu já participei de quase todos os artesanatos, participei também do curso da tabua eu fui uma das melhores, ainda hoje eu continuo trabalhando com a tabua, estou feliz e também faço novas amizades aqui dentro do Cras”. Garante.

SAM_0584

A coordenadora do Cras, Fabiane Martins, tem mais informações e novidades sobre os projetos. “Nosso lema é fortalecer os vínculos e trabalhar a cada dia por meio de uma busca ativa, tendo como prioridade cadastrar as famílias que se encontram em condições de risco social. Além de inserirmos o xadrez passaremos a contar com o Projeto Brinquedoteca que irá atender crianças entre 03 a 06 anos e é direcionado para o fortalecimento dos vínculos entre a família e criança. Mais uma novidade acontece com os projetos Ser Mulher e Ativa Idade que antes eram quinzenais e passarão a ser semanal. O Ser Mulher acontecerá todas as quartas-feiras às 15:00 horas. E o Ativa Idade todas as quintas-feiras às 15 horas e 30 min.” Destaca, Fabiane Martins.

DSC03421

Texto: Ascom/São Desidério