Desfile cívico em São Desidério destaca as etnias na constituição do povo brasileiro

DSC_6251

Para comemorar os 193 anos de Independência do Brasil, a Secretaria de Educação de São Desidério, realizou o desfile cívico em 7 de setembro, com a presença do prefeito Demir Barbosa, vice-prefeito Reginaldo Cesar, vereadores, autoridades diversas e comunidade civil que prestaram homenagem à pátria. Professores e estudantes das redes de Ensino Municipal e Estadual, da sede e zona rural, se apresentaram na Avenida Juscelino Kubitscheck sob a temática: “Três Raças: O povo e uma história…”. A Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Ribeiro e a fanfarra de São Desidério – FANSAD se apresentaram na abertura oficial do desfile cívico.

DSC_6422

DSC_6423

DSC_6274

As diversas escolas que se apresentaram, fizeram um recorte do tema principal e abordaram aspectos religiosos, culturais, econômicos e sociais. A escola municipal Antônio Pereira da Rocha, uma das primeiras a desfilar abordou o tema, ‘Brasil: História escrita por várias mãos’. A escola Municipal Diolino  Honório Pereira da localidade de canabravão que atende 120 alunos, foi a oitava a desfilar e apresentou os índios da tribo Kiriri. Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza do povoado de Ponte de Mateus a 96 km da sede abordou o tema: ‘Filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil’, e destacou os primeiros povos e o desenvolvimento da localidade de Ponte de Mateus.

DSC_6544

DSC_6492

DSC_6475

A avenida foi destaque para as apresentações de 17 escolas municipais, três estaduais, Secretaria de Educação, Clube Aventureiros Guerreirinhos de Israel e Clube dos Desbravadores, projetos sociais do Cras (Casa da Família), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, grupo de Karatê e Cavalgada. Mas as novidades este ano ficaram por conta do número de apresentações de novas fanfarras, associado ao macro campo cultura, arte e educação patrimonial-Mais Educação (PME), e pela primeira vez na sede aconteceu às apresentações das fanfarras FANSIT do distrito de Sítio Grande, FAEHV da localidade de Almas, FANCAB da localidade de Cabeceira Grande, FANMAFRA da localidade de Pontezinha, FANPOV da Vila Nova Conceição e  FAMAG das escolas estaduais e apresentação de grupo indígena da tribo Kiriri que aconteceu na sede e no desfile de Sítio Grande à tarde.

DSC_6592

DSC_6650

DSC_6297

De acordo com a secretária de educação, Alaídes França. “Um ponto positivo foi a integração das escolas estaduais para homenagear a Independência do Brasil, outro destaque foi o aumento do número de fanfarras com apresentações na sede, isso é fruto do progresso da educação do município. Parabenizo a união de esforços coletivos de todos da secretaria e administração que juntos não mediram esforços para abrilhantarmos as comemorações do 7 de setembro”, assegura.

DSC_6568

DSC_6589

DSC_6285

Segundo o prefeito Demir Barbosa, “Este é um momento em que o Brasil comemora os 193 de independência, e o município de São Desidério se integra nas comemorações de forma brilhante. As escolas estão de parabéns por apresentarem temas de grande relevância para a nossa educação. São Desidério mais uma vez está de parabéns por realizar um desfile tão bem organizado”, afirma.

DSC_6580

DSC_6494

DSC_6767

As escolas do distrito de Roda Velha seguiram a mesma temática, enaltecendo a diversidade de riquezas. O desfile cívico das escolas estaduais, municipais e particulares de Roda Velha III aconteceu paralelo (no mesmo horário) ao desfile da sede, já as escolas de Roda Velha I e II se apresentaram em Roda Velha I no período vespertino a partir das 16 horas.

DSC_6450

DSC_6721

DSC_6759

No distrito de Sítio Grande e desfile cívico aconteceu as 16:00 horas. As escolas abordaram temas que enriqueceram os programas e projetos específicos de cada uma, como o Programa Despertar, Mais Educação e Projetos Institucionais.

DSC_6829

Texto: Ascom/SD