Prefeitura de São Desidério participa do Encontro Regional de Orientação do TCM/BA

02

Na última sexta-feira, 01, os servidores da contabilidade, administração, a coordenadora de controle interno da prefeitura de São Desidério, Gelvania de Araújo, a secretária de administração, Elionete Alves e o prefeito Demir Barbosa participaram do Encontro Regional de Orientação TCM/BA. O evento foi uma realização da União das Prefeituras da Bahia com o Tribunal de Contas dos Municípios. O encontro aconteceu no Hotel Morubixaba onde reuniu 43 municípios baianos, a exemplo de São Desidério, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Catolândia, Angical, Wanderley, Tabocas do Brejo Velho e dentre outros.

O objetivo do encontro teve como foco maior, apresentar métodos aplicados pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia: Seus resultados e sua forma de atuação. O curso capacitou gestores e técnicos das prefeituras e câmaras municipais. A orientação de gestores faz parte do projeto ‘Capacita Municípios’ da UPB. Até março de 2014 nove cidades polo regionais sediará o evento.

01

A presidente da União dos Municípios da Bahia-UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, fez a abertura do evento e colocou em pauta assuntos relativos às prefeituras municipais. “Este ano, a previsão é que 60% das prefeituras obtenham pareceres negativos do Tribunal de Contas dos Municípios. A Lei de Responsabilidade Fiscal não acompanhou o crescimento das obrigações municipais. Ela precisa ser atualizada para o momento que estamos vivendo”, disse Maria Quitéria.

O Inspetor Regional da 27ª IRCE de Barreiras, Fernando Esquivel que representou o presidente do TCM, Paulo Maracajá, reconheceu que os municípios passam por dificuldades financeiras, o que prejudica o cumprimento das normas, enfatizando que “Os corte de contas vai continuar como um guardião da lei, mas acima de tudo, vai manter a disposição em orientar e esclarecer os gestores”, explicou.

03

Para a coordenadora de Controle Interno do município, Gelvania de Araújo Ferreira, o evento foi importante para o público presente. “É muito importante que o gestor e suas equipes estejam atentos às orientações do TCM para prestarem um melhor atendimento a população. Essa parceria da UPB com o TCM fortalece a administração pública ajudando quem quer andar certo”, falou.

Após a abertura os presentes assistiram as palestras “Prestação de Conta’: Principais Orientações” com o analista de Controle Externo, Vitor Maciel dos Santos;“Transparência e Controle”, com o analista Luiz Eduardo Dourado Lopes e“Principais Pontos de Rejeição de Contras”, proferida pelo auditor Ronaldo Nascimento de Sant’anna.

Texto: Diego Souza

Fotos: Site Barreiras Notícias/Mural do Oeste