Representantes do Sistema FIEB propõem parceria ao município de São Desidério

01

Na tarde de segunda-feira, 11, o prefeito Demir Barbosa, recebeu a visita de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Sistema FIEB, que tem integrado o Centro das Indústrias do Estado da Bahia – CIEB. Os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Antonyony de Jesus Santana, do Serviço Social da Indústria – SESI Oeste, Henrique Costa e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Marco Antônio, e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Waldik Rodrigues participaram da reunião. As instituições buscam firmar parceria com o município para implantação de cursos técnicos profissionalizantes que qualificam profissionais para o mercado de trabalho. A princípio o diálogo com o prefeito foi para entender as necessidades do município e discutir a parceria.

02

O gerente do SESI Oeste, Henrique Costa Almeida, garante ter recebido apoio da administração e espera que a parceria com o município de São Desidério avance o mais breve possível. “Boa receptividade, assim como em Barreiras e Luís Eduardo esperamos também ter um ponto de apoio aqui para trazermos todo o nosso portfólio das três casas que constituem a Federação das Indústrias que é o SESI, SENAI e o IEL e, que consigamos contribuir com o desenvolvimento industrial tanto da sede quanto do distrito de Roda Velha”. Afirma. O próximo passo é a infraestrutura e o diálogo com as empresas e comunidade para saber qual é a demanda do município em termos de oportunidades de emprego. “Temos ainda uma série de serviços como por exemplo, consultoria na área de segurança e saúde do trabalhador que vai estar à disposição destas empresas”. Declara.

03

Segundo o gerente da unidade do SENAI de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Antonyony de Jesus Santana, “O município carece de desenvolvimento industrial e o sistema FIEB através dos programas de interiorização vai dar todo o suporte a São Desidério e ao distrito de Roda Velha. Os cursos que serão aplicados, vão depender da demanda e posteriormente estaremos alinhando isso com o município”. Garante. Para o gerente de estágio e formação de talentos do IEL, Marco Antônio, a receptividade do prefeito foi boa e com os programas de interiorização sendo realizado por meio do SESI, SENAI e do IEL, o desenvolvimento para o município será melhor garantido. “Estamos hoje discutindo a infraestrutura para podermos ofertar cursos profissionalizantes, será realizado um trabalho de desenvolvimento voltado para a indústria e segurança do trabalho e vamos propor um trabalho de estágio para o município, para que os estudantes que fazem cursos superiores, técnicos ou até mesmo o ensino médio, possam estagiar aqui no município”. Declara.

04

Conforme o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Waldik Rodrigues de Souza, este primeiro contato com os representantes do Sistema FIEB, significa avanço para o município. “Essa qualificação da mão de obra local é primordial, principalmente para inserir os jovens capacitados no mercado de trabalho do nosso município”. O município vai oferecer a estrutura física, com as instalações dos móveis e computadores, em contrapartida o sistema FIEB  vai oferecer  instrutores para ministrar os cursos e capacitação dos inscritos”. Afirma.

05

Para o prefeito Demir, essa parceria tem tudo para da certo, “O município vai fazer todo esforço para oferecer a estrutura pedida pela empresa, sabendo nós que todo o curso de qualificação é de fundamental importância, principalmente para o jovem que está em inicio de carreira e ainda não teve seu primeiro emprego, e qualificando fica mais fácil  para conseguir um emprego”. Declara o prefeito.

Apresentação SESI, SENAI e IEL

O SESI como Departamento Regional na Bahia, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Baseado no regulamento nacional é uma unidade com autonomia política e administrativa. É uma organização de grande porte do setor de serviços, que opera por meio de  unidades de negócio, agências e postos distribuídos nas regiões de maior concentração de indústrias.

O SENAI – Bahia – tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais e contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. O SENAI-Bahia está vinculado ao SENAI nacional, braço educacional da Confederação Nacional das Indústrias, sistema CNI, na Bahia integra o Sistema FIEB, tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL  – foi fundado em 1969 e ajuda as empresas a ganharem em competitividade. Por meio de linhas de atuação de Desenvolvimento de Carreiras e de Desenvolvimento Empresarial, o IEL oferece serviços que, aplicados individualmente ou em conjunto, ajudam a melhorar os processos internos da empresa e colaboram com o seu crescimento.

Texto: Ascom/São Desidério

Fotos: Rodney Martins