São Desidério lidera ranking de crescimento populacional

DSC_9187-001

Uma estimativa feita pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia estima que entre 2010 a 2030 o município de São Desidério ocupará primeira posição do ranking de crescimento populacional. A pesquisa foi realizada através de saldos migratórios positivos, nas trocas intra estaduais. São Desidério passará a se beneficiar do intenso fluxo migratório para o Oeste baiano.

DSC_9207-001

Ainda foi possível verificar que o município apresenta taxas de fecundidade acima do nível ideal para assegurar a reposição populacional. Com uma taxa de crescimento anual em torno de 3,34%, essa porcentagem apresenta que o município terá um maior contingente populacional no estado, ao final do período projetado até 2030.

DSC_5262
ENTENDA A ESTIMATIVA PROJETADA ATÉ 2030

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista-IBGE, aponta que o ritmo de crescimento demográfico do município aumenta de uma forma acelerada. Entre 2013 e 2014, São Desidério obteve um saldo positivo passando de 31,785 a 32,078 habitantes.

Campo de experimento do algodão adensado-001

Vale ressaltar que o município é o maior produtor de algodão do Brasil, com 12,4% da produção naciona l e conhecido mundialmente pelo volume de grãos produzidos. Esse contexto, desperta interesse a investidores e aumenta a fluxo migratório para o município, além da crescente demanda de emprego que atraí várias pessoas de cidades vizinhas.

SONY DSC

“O desenvolvimento econômico do município contribuiu muito para crescimento da população, hoje temos a maior área territorial plantada no país, sendo o maior produtor de algodão do Brasil, e de grãos do norte-nordeste, estamos conseguindo atrair empreendimentos na área industrial a exemplo da unidade de processamento de caroço de algodão que será financiado com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão-IBA e da Termoelétrica Campo Grande com a capacidade de produção de 150 MW, sendo a maior da América Latina em biomassa, sem falar da, a construção da Ferrovia Oeste que vem para melhorar a logística da região.”, relatou o prefeito Demir Barbosa.

SONY DSC

Texto: Diego Souza/Fonte: IBGE e Tribuna da Bahia
Foto: Rodney Martins

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo