São Desidério participa da Conferência Intermunicipal de Educação

sd1

Nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do IFBA, na cidade de Barreiras, profissionais da educação e representantes políticos do município de São Desidério, participaram da Conferência Intermunicipal de Educação do Território da Bacia do Rio Grande. A abertura do evento, na sexta-feira à noite, contou com a presença da Vice Coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Bahia, Gilvânia Nascimento, que palestrou sobre o tema, O Plano Municipal da Educação, PME, na Articulação do Sistema Nacional de Educação, do presidente da União dos Municípios do Oeste Bahia, UMOB, Humberto Santa Cruz e de prefeitos e representantes políticos e da educação dos 14 municípios do oeste baiano que compõem a Bacia do Rio Grande, Barreiras, São Desidério, Angical, Catolândia, Baianópolis, Cotegipe Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão da Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderlei e Buritirama.

sd2

Essa é a 29ª conferência que a palestrante, Gilvânia Nascimento, participa. Segundo ela, esse é um movimento extremamente importante que tem acontecido em nível nacional, com um único objetivo que é melhorar a educação do país. “A conferência acontece para falar de compromisso de uma maneira articulada, e eu pretendo trazer algumas reflexões sobre o plano e o sistema, mas tendo como atriz a nossa realidade”. Mas qual a perspectiva dessa discursão? Interroga a palestrante. “É a participação popular, a cooperação federativa e o regime de cooperação, é esse o sentido da nossa conversa, é nessa perspectiva que vamos precisar construir propostas de todos os eixos e colóquios que forem trabalhados porque a educação não pode deixar de ser de qualidade”. Assegura.

sd3

Para o presidente da UMOB, Humberto Santa Cruz, a educação da região Oeste da Bahia passa por um momento importante e positivo. “Falamos muito em crescimento acelerado de alguns municípios, e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, Ufob, com certeza vai trazer para estes municípios, uma divisão maior de desenvolvimento. Esperamos muito desse resultado de hoje, e a concretização do documento que servirá de eixo para a Conferência Nacional da Educação”. Afirma Humberto Santa Cruz.

sd4

No segundo dia da conferência, após aprovação do regimento, os participantes se dividiram por eixos onde puderam interferir e aprovar as propostas. Após o almoço cada município se reuniu com seus participantes com a finalidade de eleger os delegados. De acordo com a secretária de educação de São Desidério, Alaídes França, a delegação foi eleita de duas formas, a primeira, por segmento onde se reuniram os profissionais da educação, e elegeram a vice diretora da Escola Germano, Elizineth Rodrigues de Souza Bastos como delegada titular para representar o município de São Desedério, na Conferencia Estadual que acontecerá ainda este ano e a Presidente do Conselho de Alimentação das Escolas de São Desidério, Ligiane Guimarães, como suplente.

sd5

Na segunda eleição a escolha aconteceu por setor, onde se reuniram representantes do poder executivo, da comissão de educação da Câmara Legislativa, representantes de sindicatos e de instituições religiosas onde foi eleito como delegado representante titular, Jason Lopes da Costa, representando a Igreja Nossa Senhora Aparecida e para suplente Marcia Medrado, representando o sindicato.

Após a eleição dos 14 municípios houve a socialização dos delegados e suplentes eleitos. Na oportunidade, São Desidério apresentou duas moções, uma pela Implantação do Conselho Nacional dos Profissionais de Educação e a Instituição do Código de ética que asseguram a valorização dos profissionais da educação básica. E uma segunda moção apresentada pelos secretários, que foi para a Criação do Fórum de Educação da Bacia do Rio Grande.

sd6

“A participação de São Desidério na Conferência Intermunicipal de Educação, foi de extrema importância uma vez que todos os representantes colaboraram nas discussões e reflexões e apresentaram proposições para a melhoria da educação e construção do Plano Nacional de Educação, articulado com todos os educadores representantes dos setores interessados em redesenhar a educação brasileira enfocando os anseios e necessidades locais. O evento foi produtivo e satisfatório”. Declarou a secretária de educação de São Desidério, Alaídes França.

Na abertura do evento e no segundo dia de conferência, aconteceram momentos de expressões culturais dos municípios, onde grupos folclóricos e artísticos apresentaram algumas manifestações. A filarmônica Heliodorio Xavier de São Desidério encerrou o evento.

Texto e fotos: Ascom/São Desidério