São João do Sítio Grande encerra com resultados positivos

sd1

O maior São João do oeste baiano terminou na noite de ontem, 16, deixando saudades e grande expectativa para o ano que vem. Com uma programação cultural que iniciou às 17h, o público pôde assistir a corrida de jegue, as brincadeiras de quebra-potes, pau de sebo, casamento caipira e quadrinhas juninas. Uma organização da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

sd2

A competição das brincadeiras Pau de Sebo e Quebra Pote, contou a participação do público presente, os vencedores ganharam um brinde simbólico da secretaria de cultura. Em seguida o grupo de teatro Os Trakinus, apresentaram o casamento caipira com a temática ‘Papai, eu quero me casar’,  peça que relatou a cultura nordestina. E, onde tem festa junina tem quadrinha, por isso, a grade da programação organizou apresentações das quadrinhas regionais como, Rasta Pé de Riacho Grande e Estrela de Fogo da cidade de Angical. “Há 13 anos no ramo de quadrinhas, e pela primeira vez estamos apresentando no Sitio Grande. Ficamos felizes pela oportunidade em está divulgando o nosso trabalho.” Disse o coordenador da quadrinha Estrela de Fogo, Rogério Amorim.

sd3

As atrações seguintes deram continuidade ao clima de alegria e despedida. A zabumba, a sanfona e o triângulo misturados à descontração dos cantores regionais a exemplo, Darley e Jotinha, dupla vencedora do festival Canta e Encanta da edição 2011, Orla Pietro, Banda BR 020 Forró LMP e Alcione, fizeram o público dançar e curtir até a madrugada de segunda-feira. “É uma grande satisfação está cantando pela primeira vez no forró do Sitio Grande, a galera vai curtir junto com a gente o melhor forró da região, e agradecemos a secretaria de Cultura pela a oportunidade.” Falou a dupla Darley e Jotinha.

sd4

Trinta barracas disponíveis aos foliões, além da praça de alimentação e vendedores ambulantes comemoram o resultado dos três dias de festa. O folião se deliciou com a grande variedade de bebidas e comidas típicas, uma tradição do São João do Sitio Grande. “Eu estou muito feliz pelo o resultado na venda dos meus lanches e bebidas. A organização do evento está de parabéns, e no próximo ano estou aqui de novo.” Declarou a vendedora da cidade de Barreiras, Maria Sirleide.

sd5

O posto de saúde que prestou atendimento nos três dias do evento também teve registros satisfatórios. “Não houve feridos em brigas, fator que consideramos muito importante, atendemos apenas algumas pessoas que exageraram na ingestão de bebidas alcoólicas e alguns curativos. Podemos afirma que esse ano foi cem por cento tranquilo”. Afirmou o coordenador de Vigilância e Endemias, Dorimar Almeida. De acordo com registros do posto policial instalado no distrito de Sitio Grande, houve número mínimo de ocorrências.  “A tranquilidade foi a marca da festa este ano, a estrutura do espaço facilitou o trabalho da policia, a questão da iluminação, espaço físico e, a população é bastante educada. Vale ressaltar que a organização da festa preocupa muito com a segurança. Em três dias de festa tivemos só uma ocorrência simples e nenhum acidente, então tudo isso mostra uma festa boa e  segurança aos foliões.  ”, afirmou o Capitão Cristiano Gama, da PM.

sd6

O secretário de cultura Nerito Carvalho, falou do grande público presente nos três dias de festa e de sua satisfação em mais um grande evento realizado com resultado positivo. “O São João Sitio Grande, já é referência nacional e esse ano superou as nossas expectativas. Foram três dias de festa e a população local, região e estados vieram prestigiar, a sexta e sábado foi casa cheia com presença de autoridades. Todo esse sucesso é resultado de uma boa organização da equipe da secretaria de Cultura, e nos próximos anos estaremos investindo para que cada edição seja cada vez melhor.” Concluiu.

Texto: Diego Souza

Fotos: Rodney Martins