Secretaria de Agricultura participa da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

01

A Secretaria de Agricultura participou da 2º Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-CTDRSS, realizada nos dias 25 e 26 de julho no auditório do Hotel Solar das Mangueiras em Barreiras. O evento foi uma realização do Território da Bacia do Rio Grande, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, SEAGRI, SUAF e COE. Estiveram presente no evento, o secretário de Agricultura José Marques, os vereadores Gerson Carvalho e Biracy Silvério, o diretor do Departamento de Agropecuária, Leandro Rocha de Carvalho e o diretor do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente Wagner Manheze.

02

A composição da mesa contou com a presença do Coordenador Estadual de Desenvolvimento Territorial, José de Santana, da Consultora do Ministério do Movimento Agrário da Bahia, Isabel Oliveira, do Coordenador da Bacia Territorial e Gerente Regional da EBDA, Carlos Augusto.

03

A abertura do evento foi mediada pelo Coordenador da Bacia Territorial, Carlos Augusto, que falou do objetivo geral da conferência e do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014. “Este é momento que podemos discutir e propor soluções para o desenvolvimento agrário com metas de curto, médio e longos prazos. Gostaria também de ressaltar que o lançamento para safra, marca dez anos com avanços significativos nos recursos liberados e nas facilidades de financiamento”, destacou.

04

O Coordenador Estadual de Desenvolvimento Territorial, José de Santana falou da importância da conferência. “Hoje é um dia para reunirmos e fortalecer a Agricultura familiar, que é um uma garantia de crédito aos produtores rurais. É também uma oportunidade para que os agricultores familiares coloquem em prática o seu projeto de desenvolvimento, suas expectativas de renda e de mudança de vida”, frisou.

05

A Conferência de Agricultura foi dividida em dois momentos; No primeiro dia pela manhã discussões coletiva sobre a agricultura na região, à tarde levantamento de proposta sobre os 04 eixos da conferência.  No segundo dia todos os segmentos da conferência, escolheram e votaram nas propostas e, no período da tarde tiveram a escolha dos delegados para Conferência Estadual que acontecerá em Salvador. “Podemos afirmar que a 2ª Conferencia Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário teve um balanço muito positivo diante da sua proposta, que foi discutir e encaminhar demandas do Território para 2ª Conferencia Estadual, que será realizada em Salvador, e que estarei participando como delegado, escolhido na categoria setor público, juntamente com mais 06 membros. Vimos os anseios das várias repartições presentes, Secretarias de Agricultura, Sindicatos, Associações, Cooperativas e dentre outras, em propor suas sugestões. Acreditamos que essa construção conjunta, do conhecimento, aumenta a chance de que as propostas, validadas nesta conferência Territorial, sejam representativas e com maior chance de sucesso para a agricultura familiar”. Declarou o secretário de Agricultura José Marques.

06

Texto: Diego Souza