Secretaria de Saúde aprova o projeto ‘Pilates na Gravidez’

foto-6

Para ajudar na postura correta da coluna e auxiliar no momento do parto da gestante, a Secretaria Municipal de Saúde aprovou o projeto ‘Pilates na Gravidez’. A apresentação do projeto aconteceu nessa quarta-feira, 30, no auditório do posto de saúde do povoado Ilha do Vitor e contou com profissionais da saúde e nove gestantes contempladas para as primeiras aulas de Pilates.

foto-7

O objetivo do projeto tem como função o fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen, dos glúteos, diminui o inchaço das pernas, previne as câimbras e dores nas costas. “O corpo muda rapidamente durante a gestação, o que causa desconforto, dores e má postura. Mas tudo isso pode ser amenizado com o método de condicionamento físico do Pilates”, disse a fisioterapeuta e instrutora do projeto, Vanessa Freitas.

foto-8

As aulas de Pilates acontecerão na Escola Municipal Antônio Pereira e atenderá três postos de saúde da sede duas vezes ao mês e, uma vez  ao mês em cada localidade do município. “Uma das principais razões que torna o Pilates tão bom para as gestantes, é porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo”, explicou a fisioterapeuta.

foto-11

Há três anos de especialização em Pilates, a fisioterapeuta e instrutora Vanessa Freitas alerta as gestantes aos perigos e cuidados de atividades físicas. “Gestantes com alguma patologia que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade. Devem buscar um centro especializado tanto na aplicação do Pilates como na formação de instrutores do método” frisou.

foto-10

“Além disso, o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez. Se o abdômen,  as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.” Concluiu a instrutora em do tom de alegria.

foto-9

Texto: Diego Souza