Secretaria de saúde inicia a elaboração do Plano Municipal de Saúde do quadriênio 2014 a 2017

sd1

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 21, na Unidade de Saúde da Família Antônio Pereira da Rocha – em frente ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal de Saúde do quadriênio de 2014 a 2017. A construção do plano, contou com a presença da secretária de saúde, Cássia Neves, coordenadores de saúde, especialistas, representantes do Conselho Municipal de Saúde, técnicos administrativos e financeiros.

sd2

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um documento que sistematiza o conjunto de proposições políticas do governo municipal na área de saúde, isto é, o conjunto das propostas de ação em relação aos problemas e necessidades de saúde da população do município, levando em conta os princípios e diretrizes gerais que regem a política de saúde no âmbito nacional e estadual. Dessa forma, se traduz em um instrumento que apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, os quais são expressos em objetivos, diretrizes e metas.

sd3

Para a supervisora do PMS, Erika Quesado, o plano de saúde é uma exigência formal de responsabilidade municipal com a saúde da população. “Iniciamos a elaboração do Plano de Saúde, juntamente com todos os setores da saúde para que possamos levantar sugestões acerca da realidade local e das condições de saúde da população, tomando como subsídio privilegiado as proposições das Conferências de Saúde (CS). Contamos ainda com uma comissão nomeada pelo o prefeito que estão conduzindo a elaboração do plano de saúde”, disse.

sd4

A conclusão do Plano Municipal de Saúde está prevista para o mês de dezembro. “Para que se chegue a um consenso, ainda que provisório, em torno das políticas e prioridades da gestão do sistema municipal de saúde  é importante que o processo de elaboração do PMS seja organizado de forma a permitir o levantamento e análise das informações disponíveis acerca da situação de saúde do município, envolvendo, de forma participativa, os diversos atores sociais responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população, isto é, os dirigentes e técnicos do nível político administrativo, os profissionais e trabalhadores de saúde e os representantes dos diversos grupos da população. Vale ressaltar que estamos com uma previsão de término do plano de saúde para dezembro, e levado para aprovação do Conselho Municipal de Saúde”, falou a secretária de saúde, Cássia Neves.

sd5

O coordenador de Endemias, Dorimar Almeida, ressaltou a importância do plano de saúde para o município. “Para que possamos chegar com propostas é preciso um diagnóstico das necessidades e condições encontrada na cidade, é uma oportunidade de estarmos apontando aspectos negativos e elaborando soluções para serem resolvidas”, concluiu.

Texto e fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo