Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente movimenta escolas de São Desidério

Escolas municipais foram convidadas a participar da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, uma proposta do Governo Federal, que em São Desidério tem a parceria da Secretaria de Educação (SEDUC) por meio das escolas da rede municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Durante a terça-feira 10, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Presidente Castelo Branco realizar a conferência, com o objetivo de promover estudos e debates voltados para o uso racional da água dentro da escola, em casa e na sociedade.

Pronunciamentos e a apresentação de um vídeo de sensibilização e cuidado com o uso da água marcou a abertura oficial do evento realizado no pátio da Escola Castelo Branco. “Os alunos são coautores desse processo. Hoje estamos realizando um trabalho de sensibilização para que tenhamos um futuro melhor em se tratando de meio ambiente. Os alunos precisam entender desde cedo que é necessário cuidar do meio ambiente e a escola é o melhor lugar para trabalhar desse assunto”, afirmou a diretora, Valdinéa Ferreira.

A partir do tema geral da conferência “A água”, cada uma das salas ficou responsável para escolher um delegado e um relator e desenvolver o estudo de subtemas como, “A importância da água para o corpo humano”, “O ciclo da água na natureza” e “A escassez de água no Brasil”. “Os alunos são os protagonistas dessa Conferência. São eles que debatem o assunto em sala e a partir da conferência, a escola desenvolve um projeto sobre “O uso racional da água dentro da escola”, explicou o coordenador Jason Lopes.

Participam da Conferência estudantes do 6º ao 9º ano. A estudante e delegada da turma do 7º Ano, Heloisa dos Santos Alves, afirma que é interessante a iniciativa de uma conferência dentro da escola. “Podemos mostrar o nosso conhecimento sobre a água que é um bem que não dura para sempre. E a conferência é um meio para mostrar às pessoas que cada um precisa fazer sua parte. Vou fazer minha!”.

As melhores propostas formalizadas por salas serão eleitas juntamente com um delegado, que irá representar a escola na Conferência Municipal, prevista para acontecer até 23 de abril e a Conferência Estadual deverá ocorrer entre 07 e 09 de maio. Já a Conferência Nacional acontecerá entre 15 a 19 de junho.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza