Curso de Inseminação Artificial em Bovinos é realizado em São Desidério

A Secretaria de Agricultura de São Desidério em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR e Sindicato dos Produtores de Barreiras-SPRB, promoveu um curso de inseminação artificial em bovinos para 15 produtores rurais do município. O curso aconteceu em cinco dias dividido em partes teóricas e práticas.

 

 

 

 

A finalidade do curso é capacitar os produtores de leite do município visando o melhoramento genético e ao aumento de produtividade dos rebanhos leiteiros. Entre os tópicos abordados no treinamento estão: Histórico da inseminação artificial; Vantagens; Materiais necessários; Aparelho genital da fêmea; Reconhecimento e observação do cio; Horário da inseminação artificial; Tipos de Sêmen; Tipos de embalagem de sêmen; Cuidados no manejo do botijão; Como escolher o seu botijão; Características ideais do inseminador; Higiene animal; Higiene das instalações; Higiene do material utilizado; A seqüência correta da inseminação artificial; IATF (Inseminação artificial em tempo fixo); e dentre outros.

 

 

 

 

“O nosso objetivo visa capacitar os 15 produtores inscritos no curso e que futuramente posam contribuir para melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro e aumentar a produtividade nas pequenas propriedades rurais” disse o veterinário da SEAGRI, Cléber Andrade.

 

 

 

 

O curso tem uma duração de 40 horas, material de apoio e certificado de conclusão. “Cada um dos produtores receberam material de estudos e junto a capacitação irão colocar em prática tudo o que fora ensinados nos cinco dias de treinamento”, frisou o instrutor do SENAR, Nildo Menezes.

 

 

Ascom SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo