Educação e Diversidade marcam Desfile Cívico em São Desidério

Em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) organizou o Desfile Cívico de 7 de Setembro da sede do município com o tema ‘Diversidade e Educação’. Participaram autoridades, escolas municipais da sede, zona rural, as estaduais e convidados.

O percurso foi realizado na Rua Dr. Valério de Brito com início na Praça Emerson Barbosa e término na Praça Juarez de Souza. A Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Alves Ribeiro e o Coral Municipal executaram os hinos Nacional Brasileiro e da Independência e a música Aquarela do Brasil. “Gosto de desfilar porque acredito que os estudantes têm que demonstrar seu amor à Pátria e representar o Brasil neste dia 7 de Setembro”, disse a aluna do 6º ano da Escola Germano. “não é a primeira vez que participo pois estou fazendo minha parte e representando não só a escola, mas também a minha comunidade”, frisou o estudante Carlos Daniel Novais da Escola Pedro Alvino de Sítio Novo.

O público acompanhou com euforia as performances das evoluções das fanfarras de São Desidério (FANSAD) e da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães (FAMAG). Desfilaram também o Pelotão da Polícia Militar, os grupos de Capoeira Sangue Bom, Sem limites – Paixão por rodas e dos carros rebaixados da Garagem SD.

“Trazemos para a avenida a importância da leitura, destacando a obra Sítio do Pica-pau amarelo de Monteiro Lobato, o projeto Despertar e a cana de açúcar, bastante produzido pela comunidade de Canabravão. Um momento de integração das escolas de amor à Pátria e a escola busca preservar isso nos alunos”, relatou a professora da Escola Diolino Honório de Canabravão.

No distrito de Roda Velha 3 o desfile também foi realizado pela manhã, e à tarde, foi a vez dos estudantes de Sítio Grande e de Roda Velha 2 desfilarem.

Texto e foto: Ascom SD