Gestantes carentes de São Desidério recebem uma atenção especial da Prefeitura com atendimento humanizado e doação de enxoval

O nascer em São Desidério ganhou um significado especial. A expectativa de pais e mães pela tão esperada chegada do bebê é compartilhada com a Prefeitura Municipal que assegura, não somente o cuidado com um parto humanizado no Hospital e Maternidade Municipal, como também o conforto de ter um enxoval completo para os recém-nascidos. E se a gestante for da zona rural ela terá um cantinho especial para permanecer durante o período do pré e pós- parto, a Casa da Gestante com acompanhamento do médico obstetra e pediatra.

Para receber o enxoval do bebê – composto por banheiras, fraldas, roupas e produtos de higiene infantil – as gestantes devem ser cadastradas no CRAS e na rede de Proteção Básica de Saúde, assim como ter o acompanhamento do Pré-Natal . Cerca de 240 gestantes já foram atendidas entre os anos de 2017 e 2018.

“Além do enxoval completo, elas participam de encontros periódicos com palestras informativas, dinâmicas de grupo e orientações sobre a gestação, os cuidados com a higiene e saúde do bebe e oficinas de artesanato para confecção de peças de artesanato que complementam o enxoval”, frisou a secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes.

A entrega dos enxovais é parte de uma política mais ampla desenvolvida pela Prefeitura que tem por objetivo assegurar qualidade de vida às famílias que mais precisam. As gestantes, atendidas pelo CRAS ainda recebem atenção integral da administração do município, com acompanhamento nos Postos de Saúde, cesta básica, além de visitas rotineiras de agentes comunitários de saúde e assistentes sociais.

“Estou grávida  e não tenho condições de comprar o enxoval. Esta ação é muito importante e eu só tenho que agradecer. Estou muito feliz, e agradeço a prefeitura por essa ajuda que também me dá todo acompanhamento para ter uma gravidez e parto saudável”, Grasiele de Oliveira dos Santos.

Texto e fotos: Ascom SD