Governo Municipal entrega mais três casas populares na zona rural de São Desidério

O prefeito Zé Carlos, o vice-prefeito Zé Barbosa, secretários de governo e os vereadores Maruzan Ferreira, Gerson da Coelba e Luciano Rocha entregaram mais três casas populares na tarde desta terça-feira, 24 para as famílias de dona Malvina Sofia de Jesus, de Valdo dos Anjos e de Josefa dos Santos residentes do povoado de Poço Dantas. A iniciativa faz parte do Programa Casa Bela desenvolvido pela prefeitura de São Desidério por meio das Secretarias de Assistência Social (SAS) e de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA) que já entregou duas casas em Lagoa da Rosa e construirá até o final do ano 36 casas destinadas à família em estado de vulnerabilidade social identificadas pelo diagnóstico da SAS.

Aos 65 anos, Aída Maria dos Santos, chora ao ver que sua filha, Josefa Maria dos Santos, tem uma casa digna para morar. “Completou 10 anos que fizemos o primeiro cadastro na prefeitura com a promessa de receber uma casa melhor para viver, mas foi agora com 10 meses da nova gestão que esse sofrimento acabou e nós nem fomos pedir, eles vieram até a casa da minha filha e se compadeceram com o sofrimento dela”, emociona-se Aída ao olhar a pequena casa de enchimento construída com suas próprias mãos.

Josefa recebeu das mãos do prefeito Zé Carlos a chave da sua nova moradia com os olhos em lágrimas, a alegria foi tanta que ela não conteve a emoção que contagiou a todos. “Quando formava chuva eu já ficava com medo porque molhava dentro da casa, como se a gente tivesse lá fora, e corria ainda o risco de ser picado pelo barbeiro e pegar a doença de chagas, mas graças a Deus, Nossa Senhora e a nova gestão, tudo isso ficou para traz, agora é vida nova”, agradece Josefa.

Dona Malvina também fala do sofrimento de décadas com a falta de uma moradia digna. “A casa estava para cair de cima de meus seis filhos, não passava destas chuvas, estava ‘especada’ com troncos de madeira, mas graças a Deus e esta gestão a vida dos meus filhos mudou e para melhor, agora vamos viver com segurança”.

Durante a solenidade de entrega foi anunciado também pela secretária de Agricultura, Patrícia Rocha que as famílias serão beneficiadas com ações da Secretaria de Agricultura com trabalhos de aração do solo e doação de sementes para pequenos produtores rurais pelo Programa Lavoura Produtiva.

“É muito gratificante ver a alegria e emoção destas famílias, que estão saindo de uma vida sofrida sem condições dignas de moradias para seus filhos. Estamos investindo nas comunidades rurais porque percebemos o quando a população foi esquecida e é carente de serviços públicos, continuaremos com os trabalhos de construção de outras casas populares seguindo as prioridades identificadas pelo diagnóstico das equipes da Assistência Social”, informa o prefeito, Zé Carlos.

No mês de setembro as duas primeiras casas foram entregues em Lagoa da Rosa, agora três em Poço Dantas, outras 31 casas estão em fase de construção nas localidades de Ponte de Mateus, Guará, Sítio Novo, Furquilha, Anastácio, Galho D’Água e Zé Nobre.

Texto: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins