Mais de 1000 famílias são atendidas com Cestas Básicas em São Desidério

A secretaria de Assistência Social de São Desidério (SAS) tem desenvolvido muitos programas, projetos e ações que visam à execução das políticas públicas da área do desenvolvimento social. Entre esses trabalhos está a distribuição de Cestas Básicas por meio do Programa Prato Cheio ou dos benefícios eventuais ao qual algumas pessoas têm direito.

“Essa cesta mantem a comida na mesa para minha família, nossa renda é muito baixa não tem como comprar comida e outras coisas ao mesmo tempo, então a gente levanta as mãos para o céu e agradece essa ajuda”, revela a dona de casa P.Mª que mora com os três filhos.

Atualmente 1073 famílias são atendidas com a distribuição periódica de Cestas Básicas, elas estão localizadas em 121 comunidades rurais, os dois distritos do município e a sede da cidade. A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Renata Cibely, explica que parte importante do programa é o acompanhamento que as famílias recebem. “Todas as famílias beneficiadas recebem visitas domiciliares das técnicas do CRAS e depois de constatada a necessidade, elas passam a ter um prontuário e ser acompanhadas pela equipe, isso permite que possamos atender a quem realmente precisa e garante também que outros direitos sejam atendidos, a exemplo da emissão de documentos, inclusão em outros programas ou projetos”, ressalta.

Outro fator importante identificado pela coordenadora é quando uma família deixa de atender aos critérios de recebimento da Cesta Básica. “Com esse acompanhamento dos nossos técnicos é possível saber quando uma pessoa da família conseguiu um emprego, mesmo que sazonalmente, no caso de pessoas que trabalham em fazendas produtoras (e quando esse emprego termina, a família volta a ser inserida no programa) ou quando um membro daquela família conseguiu algum outro benefício fixo, como aposentadorias ou BPC, por exemplo”, explica Renata.

Para receber o benefício da Cesta Básica a família precisa atender aos critérios regulamentados na Lei de Segurança Alimentar Municipal. “Infelizmente ainda temos muitas famílias em situação de risco alimentar que precisam dessa atenção, várias delas moram distante da sede e não têm condição de vir buscar a Cesta, por isso mantemos o trabalho de entrega das Cestas Básicas na casa dessas pessoas, assegurando que a ajuda chegue aos verdadeiros necessitados”, ressalta a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Lucas Ribeiro