Município de São Desidério adere ao Programa Garantia Safra

A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) aderiu ao Programa Garantia Safra e desde o dia 12 de agosto, realiza na sede da SEAGRI, as inscrições para participação no programa. Podem se inscrever agricultores familiares com renda mensal de até 1,5 salário mínimo e com área plantada de 0,6 até 5 hectares portando a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O programa é um convênio entre o Governo Federal, Estadual, Municipal e o agricultor familiar. O objetivo é repassar um seguro no valor de R$850, dividido em cinco parcelas de R$170,00 que será pago em 2020 para agricultores inscritos e que tiverem prejuízos na safra superiores a 50%.

De acordo com dados da SEAGRI, foi realizado um trabalho de divulgação em 12 comunidades rurais e a meta é inscrever 300 famílias. “Devido ao prejuízo que esses produtores tiveram ano passado, o prefeito Zé Carlos aderiu ao programa Garantia Safra que tem uma grande importância para o agricultor. E ano que vem, se for constatada seca esses agricultores receberão o seguro”, explicou o assessor técnico da SEAGRI, Valter Júnior.

É a segunda vez que a produtora Marilene Pereira, do Assentamento Cacheado, se inscreve no programa. “Para nós que somos produtores esse programa é muito bom e nos dá uma força. Já me inscrevi uma vez e recebi, o dinheiro veio na hora certa, pude investir na minha criação de galinha, plantar milho, feijão e mandioca. Tanto que deu certo que vim hoje fazer de novo”, declarou a agricultora.

Texto e foto: Ascom SD