Novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são empossados

Na manhã de hoje, 05, o prefeito de São Desidério, José Carlos, empossou os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A cerimônia realizada no auditório da prefeitura contou com a presença de representantes políticos, de entidades da área e da sociedade. “Sabemos que este é um trabalho voluntário, e sabemos também da importância de participar em busca de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o conselheiro, Leidson Guimarães de Oliveira.

A Secretária de Assistência Social, ao qual o CMDCA é ligado, Vandreia Mendes, fala sobre a importância da reativação do Conselho. “O Conselho é um espaço de controle social, a partir de sua efetivação os recursos poderão ser utilizados de forma alinhada com a sociedade civil”, assegura.

O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da sociedade civil e do poder executivo, sendo quatro suplentes e quatro titulares de cada um destes segmentos. Tem caráter, deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O prefeito, Zé Carlos lembra que além de fiscalizar os trabalhos e investimentos, o Conselheiro é fundamental na idealização das ações. “Cada membro conhece um pouco das necessidades sociais, então também nos ajudarão na formulação de ideias, a definir projetos, estratégias e programas em prol do público alvo, parabéns a todos que estão empenhados neste trabalho”, conclui.

Texto e foto: Jackeline Bispo