Parceria entre secretarias de governo de São Desidério viabiliza execução do Projeto Horta Comunitária no CRAS

Com objetivo de incentivar uma alimentação mais rica e saudável aos usuários do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), apresentou na tarde dessa quinta-feira, 28, no CRAS o Projeto Horta Comunitária.

O Projeto visa aproveitar os espaços públicos urbanos ou rurais ociosos para produzir seu próprio alimento e enriquecer a sua dieta alimentar, e também gerar renda para a família. “Esse projeto irá proporcionar mais saúde, contribuir no combate à fome e à desnutrição de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional”, disse a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

“É muito importante a criação desse projeto, pois, vai ajudar muitas famílias a produzir e também vender o alimento que foi plantado. Estou muito feliz e acredito que todos que participarem do projeto sairão muito alegres”, assegurou a usuária dos serviços do CRAS, Ana Rosa.

Com a parceria das três secretarias, serão realizadas atividades de educação alimentar, nutricional e de economia solidária, e também os serviços de identificação, técnicas de preparo correto do solo, compreendendo a relação entre solo, água, planta e atmosfera. “Estaremos também analisando a importância do cultivo orgânico, identificando e aplicando suas técnicas. E nesse projeto envolverá Engenheiro Agrônomo, Técnico Agrícola, Biólogo, Assistente Social e Psicólogo”, afirmou o Assessor Técnico da pasta do Meio Ambiente, Vinicius Rocha.

Para a Secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes, essa ação dará mais qualidade de vida para todos os participantes do Projeto Horta Comunitária. “Uma iniciativa grandiosa para o CRAS, pois, será um meio de obter uma alimentação mais saudável. E, para iniciarmos o projeto será executado em uma área atrás do Abrigo dos Idosos, com área de 37m x 11,45m perfazendo um total de 423,65 m², desta forma estaremos trazendo uma nova utilização do espaço público, e estaremos também promovendo a interação e socialização entre os participantes do projeto e os idosos residentes no abrigo”, falou.

Texto e fotos: Diego Souza