Pequenos produtores rurais de São Desidério participam de curso sobre Sistema de Criação de Galinha Caipira

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza um curso sobre o Sistema de Criação de Galinha Caipira destinado aos pequenos produtores rurais do município. “Nosso objetivo é levar orientação técnica aos criadores de galinha caipira, percebemos que muitos deixaram a produção de ovos diminuir por conta dos altos custos e por falta de planejamento, então estamos levando esse suporte para eles”, explica o veterinário da SEAGRI, Cleber Andrade.

O curso teve início na segunda-feira, dia 21, e segue até amanhã, 23 de março e é realizado na comunidade de Samambaia, posteriormente será levado para outras comunidades. “Estou aprendendo muitas técnicas importantes, já tive 400 galinhas, mas tinha muitas perdas, gastos, hoje tenho cerca de 100 animais e em dois dias de curso já conseguimos colocar em prática algumas das orientações que aprendemos, esperamos aumentar e melhorar a produção de ovos caipira”, disse o produtor Ademilton José de Oliveira.

De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, Francisco Regis, o setor de produção de galinha caipira tem crescido na região. “A cultura regional é de uma criação simples, com o acompanhamento técnico e as informações sobre o sistema de criação desenvolvido pelo SENAR, os criadores têm mais condições de produzir com menos gastos e mais qualidade, esse é um trabalho que tem aumentado em toda a região”, analisa.

Ascom SD