Prefeitura de São Desidério adere ao Programa de Inseminação Artificial + Pecuária Brasil e beneficia os pequenos criadores de gado

Com o objetivo de proporcionar um melhoramento genético no rebanho dos pequenos criadores de gado do município de São Desidério, a Prefeitura por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI), em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), iniciou nos dias 20 e 21 de março, o Programa de Inseminação Artificial + Pecuária Brasil nas comunidades de Pindaíba e Assentamento Vitória, Capim Branco e Samambaia.

De acordo com o contrato assinado entre SEAGRI e CONAFER, serão doados anualmente hormônios e 600 doses de sêmen de gado de corte e de leite ao município durante quatro anos, totalizando 2.400 doses de sêmen bovino, além de garantir todo o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) que exige o processo.

“O Programa + Pecuária Brasil tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas que vão transformar a vida de pequenos produtores, pois eles vão receber total assistência técnica para inseminação dos seus rebanhos”, disse o médico veterinário da CONAFER, Lucas Silva.

Os pequenos produtores contemplados comemoram. “Foi uma coisa maravilhosa para todos nós produtores, pois, tenho certeza que vai melhorar demais a nossa produção de leite e aumentar o nosso rebanho”, comemorou o produtor Antonio Braz Batista.

“O nosso compromisso com o produtor município é oferecer toda a condição necessária para que o programa de melhoramento genético tenha eficácia e promova esse grande salto de qualidade dos rebanhos. Já ofertamos assistência técnica a muitos produtores, com orientações acerca da nutrição, sanidade e manejo, e agora o melhoramento genético chegou no momento certo para complementar esse avanço”, assegurou o veterinário da SEAGRI, Cléber Andrade.

Texto e foto: Ascom SD