Prefeitura de São Desidério e SEBRAE realizam curso de Produção de Derivados de Mandioca

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) em parceria com o SEBRAE, realizou nos dias 05 e 06, um curso de Produção de Derivados de Mandioca destinado a mulheres produtoras do município.

“Esta parceria tem como objetivo, mostrar o potencial da mandiocultura, agregar valor aos produtos, valorizar a agricultura familiar, utilizando ingredientes produzidos pelas comunidades e explorar as possibilidades desses produtos na culinária”, explica a consultora em alimentos do SEBRAE, Cláudia Xavier.

O curso foi realizado na comunidade de Angico e contou com a produção de 12 receitas. Bolacha, pizza, panetone, lasanha, empada, pudim, brigadeiro e suco, estão na lista de iguarias feitas de mandioca e seus derivados. “É muito bom aprender a diversificar os produtos, muita coisa a gente nem imaginava que era possível fazer, e tudo é muito saboroso, estou contente em participar deste curso”, avalia a produtora da localidade de Mutamba, Jandarlete Ferreira.

Além de aprender novas receitas, as participantes receberam orientações sobre cuidados com a higiene e manipulação dos alimentos, com o preparo e a comercialização. “Temos participantes da sede e da zona rural, pessoas que produzem para a merenda escolar, para as feiras e comercialização em geral, a diversificação e a qualidade desses produtos fazem a diferença e garantem a renda para muitas famílias do município”, assegura a Superintendente da Secretaria de Agricultura, Isterffannye Oliveira.

Ascom SD