Prefeitura de São Desidério entrega primeiras casas populares das 36 projetadas pelo Programa Municipal Casa Bela

“É difícil me conter de tanta alegria em receber minha casa hoje, um sonho antigo. Nunca fomos enxergados, mas até que enfim esta gestão olhou por nós”, essas foram as palavras de dona Maria Batista do povoado de Lagoa da Rosa ao receber das mãos do prefeito Zé Carlos a chave de sua nova casa. Quem compartilha deste sentimento é dona Marli Madalena que é mãe de três filhos e nunca teve uma moradia digna por falta de condições financeiras. “Meu filho do meio tem problemas de saúde e portanto deve morar numa casa que oferece qualidade de vida e isto ele nunca teve, mas a partir de agora nossa vida mudou e mudou para melhor”, disse Marli.

Além destas duas casas entregues em Lagoa da Rosa, estão sendo construídas outras 34 por meio do Programa Municipal Casa Bela, nos povoados de Poço Dantas, Ponte de Mateus, Guará, Sítio Novo, Furquilha, Anastácio, Galho D’ Água e Zé Nobre. “A cada semestre vamos construir 36 casas para as famílias em situação de risco e vulnerabilidade. A equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando visitas domiciliares afim de diagnosticar os problemas sociais de cada povoado e na medida que surgirem as demandas, nós estaremos trabalhando arduamente para ofertar melhores condições de vida para nosso povo”, disse o prefeito.

A solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira, 11, no povoado de Lagoa da Rosa, há mais de 100 km da sede e contou com a presença dos secretários de governo, vereadores, servidores e moradores da comunidade. “A entrega dessas casas significa um ato de lançamento do programa, pois, além dessas duas primeiras já entregues, outras casas estão em fase de conclusão. Para que possamos executar este trabalho é preciso ir até estas comunidades e conhecer a realidade, e assim será até atingir toda cobertura do município”, explica a secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes.

Emocionada, dona Maria Batista agradece ao empenho da gestão e descreve em meio a emoção e em poucas palavras o sentimento de felicidade. “Estou tão feliz que tudo isso parece um sonho, palavras não explicam o tamanho da minha alegria. Viver nesta casa sempre foi sofrimento, por que quando chovia acordava encharcada. Eu já perdi as contas de quantas cobras já matei naquela casa e também já fui picada por escorpião duas vezes, não tenho palavras para agradecer, só Deus para pagar”.

Estrutura da Casa Popular – As obras das casas populares são executadas e acompanhadas pelo engenheiro civil da prefeitura e obedece a todas as normas de segurança. Conta com sala, um banheiro, dois quartos, cozinha área de serviço.

“Não tem dinheiro que pague em presenciar uma cena desta, de ver o sonho de famílias sendo realizado. O meu desejo é tirar todas as famílias dessa situação e dentro do meu mandato estarei trabalhando com esse objetivo, uma vez que essas casas populares são uma necessidade de São Desidério, pois ainda temos muitas famílias vivendo em situação de vulnerabilidade social. E um dos compromissos deste governo é justamente promover alternativas para que essas famílias possam viver em melhores condições, por isso, que pretendemos que sejam construídas mais casas populares para as famílias do município”, assegurou o líder do Executivo, Zé Carlos.

Texto: Diego Souza

Fotos: Rodney Martins