Prefeitura de São Desidério garante alimentação escolar de qualidade para os alunos nesse início do ano letivo

A equipe da Merenda Escolar de São Desidério durante as férias das escolas públicas trabalhou arduamente para abastecer as cantinas das 33 unidades escolares da sede e zona rural do município, e assim conseguiu garantir a alimentação de mais de 6.500 alunos matriculados nesse início de ano.

Dois caminhões baús adequados para transporte dos alimentos percorreram as rotas para poder levar os alimentos em condições de consumo. De acordo com a coordenadora do Setor de Alimentação Escolar, Maria de Deus, no total, a SEDUC distribuiu nessa primeira remessa mais de 36 mil quilos de alimentos para manter as escolas durante 17 dias, sendo mais de 11 mil quilos de alimentos não perecíveis e mais de 25 mil de alimentos perecíveis.

Entre os produtos entregues estão, arroz, feijão, macarrão, flocos de milho, óleo, leite em pó, entre outros. Quanto aos perecíveis, são carne bovina, linguiça, corte de frango, hortaliças, verduras e frutas variadas.

“Vale lembrar que o cardápio é elaborado por uma nutricionista, levando em conta as especificações da Lei Federal nº 11/2006, que trata sobre a Segurança Alimentar e Nutricional na alimentação escolar, além também de priorizar as particularidades de cada região, pois há escolas que servem almoço e janta, pelo fato da escola ser muito distante das casas dos alunos. Esse cardápio é apreciado junto com a secretaria e Conselho de Alimentação Escolar que tem a representação de vários segmentos da sociedade. São Desidério sai à frente nessa questão, a alimentação escolar daqui é excelente”, reforça a coordenadora.

Somente no ano passado (2019) a Prefeitura Municipal investiu mais de dois milhões nas refeições dos alunos. Outra ação também relevante é o incentivo dado para os pequenos agricultores a participar da Chamada Pública para venda de produtos in natura para a alimentação escolar, o que gera vários avanços, seja na economia, na geração de renda para muitas famílias e na qualidade dos alimentos da merenda.

Texto e foto: Ascom SD