Prefeitura de São Desidério inicia hoje a 1ª semana da Agricultura Familiar

A abertura da Primeira Semana da Agricultura Familiar, realizada pela prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) contou com dezenas de participantes, entre eles, pequenos agricultores familiares, estudantes e representantes de associações.

“A SEAGRI sempre atua na oferta de cursos aos pequenos produtores rurais, por isso surgiu a ideia de ampliar esse momento de capacitação, orientação e troca de experiências entre eles. Já temos resultados muito bons no trabalho técnico da secretaria por isso a importância de levar mais conhecimento a todos eles”, disse o secretário da SEAGRI, Filipe Gusmão.

O evento teve início na manhã de hoje, 25, e segue até quinta-feira, quando os participantes terão um momento de curso prático na comunidade de Samambaia. Durante a parte teórica, serão trabalhados os temas: Olericultura Sustentável, Boas Práticas na Ordenha, Primeiros Socorros para o Homem do Campo, Caldas Alternativas (substituindo os agrotóxicos) e Compostagem, e Apicultura.

“Somos poucos apicultores em São Desidério, por isso é muito valioso o conhecimento que estamos adquirindo aqui, é um momento de aprendizado e orientação, pois é uma área nova na região e que tem garantido a renda de algumas famílias”, disse o apicultor, Almiro Alves Neto.

O palestrante, Flávio Santos confirma que essa é uma maneira de buscar práticas para uma agricultura sustentável. “A agricultura familiar tem esse papel de levar desenvolvimento rural e garantir segurança alimentar e nutricional a comunidade, São Desidério tem se empenhado muito nesse propósito”.

Ascom SD