Prefeitura de São Desidério investe na agricultura familiar para fortalecer a produção

Mais de 800 famílias foram cadastradas nos programas de incentivo à agricultura familiar em São Desidério. Os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) que vem realizando várias atividades dos Programas Municipais Proleite e Prolavoura.

Além da assistência técnica especializada ofertada, teve início o trabalho de preparação do solo em 52 localidades, sendo 48 povoados, três assentamentos e o Distrito de Roda Velha, além da doação de sementes de feijão e de capim. “É a primeira vez que recebemos esse serviço, tem 40 anos que moramos aqui e sempre foi muito difícil arar esse chão na enxada, criei meus filhos assim, e hoje é uma tranquilidade pra gente poder ter o trator arando a terra, estamos satisfeitos com o trabalho”, revela a dona de casa Ana Maria Armélia Santos moradora do Povoado de Galho das Poldas.

Para realizar este trabalho, rotas para aração do solo foram estabelecidas, até o momento os tratores realizaram serviços em Remanso das Cobras, Estiva do Sítio, Assentamento Vitória, Roda Velha I, Tucano, Braço Grande, Galho das Poldas, Ponta D’água e estão trabalhando nas comunidades de Jacaré, Assentamento Cacheado, Assentamento Oscar Niemeyer, Ponte de Mateus, Currais, Alegre, Mutamba e Roda Velha II.

“Além das 842 famílias já cadastradas, outros pequenos produtores podem realizar o cadastro quando a equipe estiver na localidade, desde que atenda aos critérios dos programas, então a previsão é que esse número aumente ainda mais”, explica a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha ao avaliar que a meta é fazer com que as ações atinjam o máximo de famílias que trabalham com a pequena produção agrícola e pequena criação de gado. “Desde o início da gestão, nós temos buscado proporcionar o máximo possível de apoio aos pequenos produtores do nosso município. As máquinas estão disponíveis para atender às solicitações. Todo o processo é acompanhado pela equipe técnica da Agricultura”, disse a secretária.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Arquivo Secretaria