Prefeitura de São Desidério realiza curso de Formação sobre Autismo

Teve início na quarta-feira 06 de novembro em São Desidério uma Formação sobre o Transtorno do Espectro Autista realizado no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco. O curso seguiu até a sexta-feira 08 e tem continuidade entre os dias 13 e 14. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras (AMA).

A formação, que surgiu a partir de ações planejadas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na escola e da necessidade de informação e compreensão do autismo por profissionais e família, tem carga horária de 40 horas, ministrada pela AMA. Participam aproximadamente 50 pessoas entre servidores da Assistência Social, da Educação, Saúde, de escolas particulares e familiares de crianças autistas.

“O curso irá refletir na qualidade do atendimento dentro de cada especificidade de uma criança autista e estaremos mais preparados para atendê-los em nossos serviços. Estamos felizes com a presença dos pais de crianças diagnosticadas com autismo no município que foram convidados e participam desse momento”, relata a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

Além de temáticas a exemplo de ‘Autismo e família’, ‘Compreendendo o autismo’ e ‘Direitos da pessoa autista’, abordados por profissionais de várias áreas, o curso também contempla oficina com materiais pedagógicos, atividades formativas com estudo de casos e proposta de intervenção, interação e socialização de experiências.
“Esse é um dos aspectos mais importantes porque a gente quer que a criança autista se comunique para inserir no meio em que vive”, afirmou a fonoaudióloga Maira Oliveira que ministrou palestra acerca da ‘Linguagem e Comunicação no Autismo’.

A participante Isabela de Jesus, residente em Sítio Grande e mãe de autista aprova a iniciativa do curso. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de participar de um curso que irá contribuir para os cuidados que devo ter com meu filho. São temas interessantes e as orientações irão mudar para melhor o meu convívio com ele”, disse Isabela.

Texto: Ascom SD
Fotos: Arquivo SAS SD