Prefeitura e comunidade de Riacho Grande realizam tradicional Festejo de Santa Cruz

A comunidade de Riacho Grande há 08 km da sede de São Desidério, junto com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com apoio da Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), realizaram na sexta-feira, 03, a Missa de Santa Cruz, evento religioso atrelado aos Festejos da Santa Cruz, uma tradição centenária da localidade.

O evento contou com a presença do prefeito Zé Carlos, Deputado Estadual Antônio Henrique Junior, secretários de governo, vereadores, autoridades religiosas e comunidade em geral.

A pequena Ana Gabriele de dois anos já participa dos festejos e a avó Marta Carvalho faz questão de passar para a neta os ensinamentos desta tradição. “É importante que as novas gerações saibam respeitar e também seguir nossa cultura, há muitos anos essas festas foram iniciadas e nós nos sentimos completos em poder continuar com a Santa Cruz”, emociona-se, Marta.

Após a Missa Solene que ocorreu ás 9h, um almoço foi servido aos presentes. E às 15h os fiéis começaram a peregrinação até o Morro de Santa Cruz para rezar, renovar a fé, pagar promessas, agradecer às bênçãos alcançadas e fazer novos pedidos. São 110 degraus até os pés da centenária cruz de madeira cravada no alto do Morro, lá foram acesas dezenas de velas e realizadas orações e cantos.

Nos dias do festejo, o povoado recebeu caravanas de Brasília e Goiânia. “Somos filhos dessa terra e todos os anos organizamos caravanas para comemorar Santa Cruz e aproveitar para visitar os parentes, estamos muito felizes”, revela o visitante Ronaldo José.

O prefeito Zé Carlos avalia que o Festejo de Santa Cruz renova e reforça a fé dos fiéis e fortalece a tradição religiosa. “É perceptível no rosto das pessoas a devoção e alegria em comemorar Santa Cruz, a subida é íngreme, mas vale a pena o sacrifício, pois nós temos muito para agradecer, o poder público sempre estará aberto para apoiar nossa cultura e tradição, parabéns ao povo de Riacho Grande por esta belíssima festa”, disse o prefeito.