Prefeitura investe em medicamentos para abastecimento da rede de farmácias públicas do município

Em janeiro as farmácias municipais (farmácia básica, farmácia do hospital e dos Postos de Saúde da sede e zona rural) se encontravam de prateleiras vazias, sem medicamentos para atender a demanda da população. Hoje, as farmácias estão sempre abastecidas e os medicamentos estão disponíveis gratuitamente para a população.

A Farmácia Básica Municipal que também é responsável por distribuir os medicamentos para as farmácias dos Postos de Saúde da zona rural e sede, além do CAPS e a demanda da população conta atualmente com 93 tipos de medicamentos e de janeiro a outubro foram atendidos mais de 12.276 pacientes.

O município investiu com recursos próprios R$ 282.765,65 na compra de medicamentos, foi solicitado ao estado em medicamentos o valor de R$ 52. 420,12. E saiu de janeiro até os dias atuais R$ 150.963,04 em medicamentos para as unidades de saúde e R$ 65.639,95 através das dispensações pela Farmácia Básica. “Hoje o município tem um estoque necessário para suprir as demandas da população, estamos aos poucos incrementando na lista alguns medicamentos que não tínhamos antes”, assegurou o coordenador de Assistência Farmacêutica, Clécio Ribeiro.

Dona Valderina de Jesus de 59 anos de idade é portadora de hipertensão, o medicamento que ela toma tem que ser diário para controlar a doença. “Agora sim, podemos dizer que temos remédios de verdade, porque antes a gente chegava e não tinha nada. A saúde de São Desidério está de parabéns”, disse.

“A Farmácia Hospitalar também deve estar sempre abastecida para atender aos pacientes hospitalizados e a nossa farmácia está completa de medicamentos”, frisou o coordenador da Farmácia Hospitalar, Diolino Honório.

Em São Desidério a Farmácia Básica e também as Unidades de Saúde, já dispõem de um sistema informatizado (HÓRUS) que visa integrar as informações de distribuição, estoque e acesso aos medicamentos.

“É uma preocupação do nosso governo manter a farmácia sempre com seu estoque atualizado para atender a todos. As farmácias estão abastecidas, por que nesta gestão saúde é prioridade”, assegurou o prefeito, Zé Carlos.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins