Prefeitura reestrutura Parque Municipal da Lagoa Azul para receber turistas

Potencializar os atrativos turísticos de São Desidério e zelar pela proteção ambiental, para manter e atrair turistas, é uma das metas da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Para isso, alguns trabalhos são realizados no Parque Municipal da Lagoa Azul, entre eles a inclusão de novas trilhas e a instalação de guarda corpo – uma espécie de proteção nos mirantes e em alguns pontos da trilha para garantir mais segurança aos visitantes.

“Percebemos essa necessidade de tornar os mirantes e a trilha do Parque mais seguros, pois são lugares que devem ser apreciados com cautela, os paredões têm mais de 30 metros de altura, ao mesmo tempo buscamos oferecer novas trilhas para um passeio ainda mais emocionante”, informa o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

O Parque tem um mirante do Cânion da gruta, três mirantes da Lagoa Azul, uma vista panorâmica da Lagoa e uma vista para o Aquário Natural, todos com proteção do guarda corpo. Outra novidade é a visitação a uma pequena gruta logo após o mirante principal da Lagoa. A partir de agora é possível passar por dentro da gruta e seguir pela nova trilha margeando a Lagoa.

“Com este novo atrativo é possível admirar mais de perto a beleza da Lagoa e sentir um pouco de adrenalina ao passar por dentro de uma pequena gruta, o ambiente é seguro, e considerado de fácil acesso”, explica o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira.

Paralelo ao trabalho de fomento do turismo do Parque são feitas também atividades de Educação Ambiental nas escolas e comunidades. “Estamos instruindo os guias de turismo e os guardas do receptivo a orientarem os visitantes sobre o passeio sustentável, sem agressão ao meio ambiente e seguindo as normas do espaço para preservar este lugar tão agraciado pela natureza”, completa o secretário Joacy.

Texto e foto: Jackeline Bispo