São Desidério é referência estadual em ações de fomento à agricultura

Entre os dias 04 e 05 de setembro, São Desidério foi representado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) no Empreender Regional, evento organizado pelo SEBRAE que reuniu municípios da região oeste que compõe a Bacia do Rio Grande. A secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha, a superintendente Isterffannye dos Santos e técnicos da secretaria, juntamente com outros agentes de desenvolvimento e prefeitos participaram.

O município de São Desidério, mais uma vez foi destaque por meio das políticas públicas a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvidos com sucesso pela Secretaria de Agricultura além do trabalho de assistência técnica prestada aos Agricultores Familiares que contribuem para alavancar as produções e produtividades.

“São Desidério no ano de 2017 comprou 48,17% de produtos da Agricultura Familiar para o PNAE, com um valor de 251,560,33 R$, em 2018 aumentou para 66,40%, com um valor de 364,723,75 R$ e em 2019 fechou um contrato de R$1.255.318,53. Esses valores demonstram o investimento do município e o fomento na cadeia produtiva, dos pequenos produtores”, explica a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

O Empreender Regional discutiu temas de interesse comum aos municípios que participam da Rede Terra, que integra atores de desenvolvimento econômico de cada município e criado para troca de conhecimentos e ações que fomentam a economia de cada cidade, a exemplo do Selo de Inspeção Municipal, Compras Públicas e Feiras. São Desidério, se destacou como o município que mais alimenta a rede com boas práticas, em diversos âmbitos, do Desenvolvimento Econômico para a Agricultura Familiar.

“Um momento para troca de conhecimento e para apresentar boas práticas de sucesso dos municípios. Somos integrantes da Rede Terra, e buscamos aprimorar as atividades para melhoria de vida de várias famílias que buscam sua renda no campo. Ao mesmo tempo, apresentamos ações de nosso município e outras técnicas que contribuem para uma nova maneira de desenvolver a economia”, relata a superintendente da SEAGRI, Isterffannye, que também participou de uma mesa redonda no evento.

Ascom SD
Foto: Arquivo SEAGRI SD