São Desidério implanta Defesa Civil no município e primeiras ações são implementadas em parceria com a PCH Sítio Grande

A Defesa Civil, órgão que compõem a estrutura da prefeitura de São Desidério, em parceria com a Empresa PCH Sítio Grande, empreendimento do Grupo Contourglobal, realizou na tarde da última sexta-feira, 10, uma reunião com os moradores do povoado de Derocal. O encontro teve como objetivo apresentar a comunidade um sistema de segurança previsto no Plano de Ação Emergencial – PAE da barragem instalada naquela região, denominada de Pequena Central Hidrelétrica (PCH Sítio Grande).

Desde o início de 2018, a defesa civil do município acompanha um conjunto de ações preventivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. “São Desidério é o único município no oeste que conta com o órgão da Defesa Civil na estrutura da prefeitura, que além de todo trabalho preventivo que vem realizando, está em fase de implantação um sistema de segurança em parceria com a Contourglobal para proteção da comunidade”, assegurou o coordenador da defesa civil do município, Witen Dias.

“Estamos mostrando para os moradores um plano de ação emergencial de segurança de barragem e como o mesmo irá funcionar. Nesse primeiro momento estamos explicando e conscientizando a comunidade sobre o funcionamento e segurança da nossa barragem, que por sinal é bastante segura, mas também temos que agir preventivamente e estarmos preparados para o caso de uma situação emergencial”, disse o gerente da PCH Sítio Grande, Tiago Kruschewsky.

O Plano de Ação Emergencial apresentado, além do fato do município ter este órgão e o sistema deixou mais tranquila a população. “É muito interessante apresentar para nós essa ações de segurança, nós que moramos perto da PCH, ficamos preocupados, mas, hoje depois dessa reunião estamos mais tranquilos e sentindo nos seguros”, frisou a moradora Francina Conceição.

Texto: Ascom SD

Fotos: Lucas Ribeiro