São Desidério sedia pela primeira vez o maior Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do interior com sucesso

Pela primeira vez São Desidério foi palco do maior Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do interior baiano. O evento ocorreu na programação do projeto São João na Praça e atraiu milhares de participantes. Uma estrutura especial foi montada para receber o público e as 12 quadrilhas juninas participantes do concurso. “Foi um momento histórico para nossa cidade, apresentações belíssimas, a estrutura também ficou muito boa, a gente não perdeu nem um minuto deste espetáculo cultural, todos estão de parabéns”, disse a espectadora Silvânia Rodrigues.

O evento foi organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e a União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia (UNIQJOB). Quem também se encantou com a dança foi a pequena Ana Carolina Ferreira de 10 anos. “Eu gosto muito dessa época de São João, já danço quadrilha na escola e agora com tantas apresentações bonitas eu quero seguir com essa tradição de dançar todos os anos”, diz.

É o que reforça o prefeito de São Desidério, Zé Carlos. “Nossa meta é apoiar as manifestações culturais objetivando a continuidade da nossa cultura por meio das nossas crianças e jovens, além de mostrar a beleza e força das tradições regionais, nosso povo merece momentos de cultura e a UNIQJOB está de parabéns por este trabalho, é sempre uma grande alegria realizar essas parcerias”, confirma o prefeito.

O Concurso premiou três equipes. A vencedora foi Luar do Nordeste, a vice-campeã é Sapecou Queimou e no terceiro lugar está a Velho Chico. A Campeã disputará o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas no próximo ano. “Estamos muito felizes e agradecidos pela receptividade de São Desidério, esta é uma forma de valorizar nossas raízes e também queremos incentivar as quadrilhas locais a fortalecer esta manifestação cultural tão cheia de vida e beleza”, disse o presidente da UNIQJOB, Saulo Martins.

Após os dois dias de competição, muito forró e arrasta pé animou as noites frias de junho. Se apresentaram no palco a Banda Gerações e Lucas Santini no domingo, 23, e para fechar a festa na sede na segunda, 24, foi a vez de Baião de 2.

Texto e fotos: Ascom SD