Secretaria de Agricultura de São Desidério e SEBRAE realizam Seminário sobre Compras Institucionais para agricultores familiares

A manhã de quinta-feira, 11, foi de conhecimento e orientação para dezenas de agricultores familiares de São Desidério com o Seminário de Compras Institucionais que deu enfoque a organização da agricultura familiar para participação em chamadas públicas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (SEBRAE).

“A gente participa para adquirir mais conhecimento e melhorar nossas possibilidades de venda, nunca tivemos esse apoio antes, temos que aproveitar”, revela a agricultora do Assentamento Vitória, Ildair Rosa Barros.

Pequenos agricultores de 15 comunidades participaram do Seminário que explorou o tema Compras Institucionais. “São Desidério é um município de grande extensão territorial, a maior parte da população é rural e são pequenos agricultores, temos realizado vários trabalhos por meio dos Programas Municipais Prolavoura e Proleite, mas estamos investindo também em parcerias de capacitação para que os pequenos agricultores estejam aptos para ampliar sua comercialização, em especial as Associações que estamos lutando para se legalizarem”, confirma a Superintendente da SEAGRI, Isterffannye Oliveira.

Outras reuniões já estão agendadas para continuar com o processo de orientações. “O conhecimento é a chave para o crescimento desses pequenos empreendimentos, seguido pelo apoio técnico e pelo aproveitamento de oportunidades, São Desidério está no caminho certo e somos parceiros para este desenvolvimento”, alerta o Consultor do SEBRAE, Sândalo Paim.

Com o trabalho desenvolvido pela SEAGRI, nos dois últimos anos o município registrou um crescimento de pequenos produtores, Cooperativas e Associação, de aproximadamente 20 comunidades, habilitados em Chamadas Públicas, passando de 30 projetos apresentados em 2017 para 60 projetos de vendas apresentados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar este ano.

Texto e Foto: Ascom SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo