Secretaria de Agricultura de São Desidério realiza Seminário sobre os Desafios da Cooperação

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) em parceria com SEBRAE, realizou na manhã dessa quarta-feira, 20, no Centro Cultural um Seminário sobre Desafios da Cooperação apresentado através de um espetáculo teatral “Somos Todos José”. O evento contou com a presença do Palestrante e Dramaturgo, Manoel Matos, representante do SEBRAE, Jocelino Menezes, alunos das escolas municipais, estaduais e comunidade local.

O seminário relata um novo olhar sobre o complexo processo de cooperação humana, e que debate conceitos que se repetem nas experiências de trabalho em grupos nas diversas regiões do Brasil. “São conceitos que, por sua vez, em nada contribuem para o funcionamento, desenvolvimento e crescimento do conjunto. Esse momento foi apresentado uma releitura de quatro conceitos, configuração dos grupos, identidade, organização social e funcionamento”, resumiu o dramaturgo Manoel Matos.

“Uma forma diferente de abordar o cooperativismo, a importância do homem do campo, hoje os participantes foram convidados a olhar para si e a vivenciar uma nova abertura para o mundo, com a possibilidade de refletir sobre seus atos e consequências a partir da análise do espetáculo teatral “Somos Todos José”, relatou o representante do SEBRAE Jocelino Menezes.

A peça teatral mostra o protagonista que se dá conta dos seus problemas e cria uma maior consciência de seus papéis sociais. “O espetáculo apresenta um ser humano humilde, que vive seu cotidiano e evidencia a simplicidade da roça com suas riquezas que nem sempre são percebidas. Uma narrativa que conduz à reflexão sobre o que fazemos de nós mesmos, das nossas relações humanas e de nossa presença no mundo”, explica o dramaturgo.

Texto: Ascom SD
Fotos: Arquivo SEAGRI