Secretaria de Educação de São Desidério promove a 1º Conferência Escolar de Meio Ambiente

A Secretaria de Educação de São Desidério (SEDUC), realizou no dia 20 de julho, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a 1ª Conferência Escolar de Meio Ambiente. A Conferência é uma ação referência ao Projeto Institucional de Educação Ambiental: “Vida Cerrado: Ação e Transformação” que abordou o tema ‘Discutindo a realidade local para a construção da Agenda 21 Escolar’. O evento contou com a participação dos estudantes com apresentações e palestras de conscientização relacionadas a temática.

Durante a conferência, foram discutidos os problemas socioambientais das escolas e comunidades e também da construção da Agenda 21 Escola.  “A I Conferência Escolar de Meio Ambiente nas Escolas, permitiu que toda a comunidade participasse analisando os problemas ambientais existentes na Escola e na Comunidade local. O momento colaborou para o fortalecimento da interação entre escola e comunidade, oportunizando que alunos saíssem da rotina de uma sala de aula e fossem para um espaço aberto para ouvir, apresentar e expor suas opiniões diante das problemáticas elencadas, e construírem juntos as 21 metas”, disse a coordenadora pedagógica Quele Borges.

A Agenda 21 Escolar é um documento composto por 21 metas e um instrumento para a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) planejar suas atividades, fazer projetos coletivos a curto, médio e longo prazos, que possam realmente transformar a realidade, aumentar seu diálogo com a comunidade e município.

Nas Escolas Municipais a equipe da Brigada Pronto Emprego de Combate a Incêndios Florestais da PREVFOGO/IBAMA – Barreiras, realizou oficinas de Educação Ambiental sobre prevenção e combate aos incêndios florestais. Após a Conferência Escolar de Meio Ambiente e com as metas estabelecidas, a COM- VIDA irá organizar juntamente com a comunidade escolar um Plano de Ação para nortear e colocar em prática as demandas provenientes da Conferência. Após 2 anos a Agenda 21 Escolar terá que ser reavaliada pela comunidade escolar.

Texto: Ascom SD/ Informações SEDUC

Fotos: Arquivo da SEDUC

  • Compartilhe: