Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério recupera mais uma nascente e apresenta um saldo de 20 nascentes revitalizadas

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), percorreu mais de 25 km até chegar a mais uma nascente, que fica localizada no povoado de Olhos D`água do Cazuza para realizar os serviços de recuperação através do Programa Municipal de Recuperação de Nascentes em parceria com a AIBA e ABAPA. Estudantes do Colégio Estadual Bento Alves das Neves acompanharam os trabalhos.

A recuperação é feita através do método Caxambu, que consiste na implantação de um sistema de filtragem natural da água, sendo uma medida que ajuda a preservar a qualidade e a disponibilidade da água para o consumo humano. Além disso, evita a contaminação, seja por lixos, agrotóxicos ou por dejetos humanos ou animais e diminui a possibilidade de contaminação bacteriológica da água.

“É um momento de muito aprendizado para nós, pois, é uma aula diferente. Presenciamos todo processo de recuperação da nascente e percebemos a importância de preservá-la. Gostei de mais de ter participado e parabenizo a Secretaria de Meio Ambiente pela iniciativa”, disse o estudante, Rone Cassio.

Para a professora de Geografia, Gessica Linhares, o Método Caxambu melhora as condições de proteção da nascente e influi positivamente na qualidade da água. “As nascentes têm importante papel ambiental, além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP). A Secretaria de Meio Ambiente está de parabéns”, frisou.

Segundo o secretário da SEMATUR Joacy Carvalho, já foram recuperadas oito nascentes pelo Método Caxambu e 12 recuperadas por cercamento e proteção de Área de Preservação Permanente (APP). “A gente é único município que até o momento já recuperou 20 nascentes. Fico muito feliz, pois tudo isto é resultado de um trabalho feito com muita responsabilidade e agrega muitos valores, como a interação dos moradores das comunidades e a parte da educação ambiental. É muito importante o envolvimento da comunidade nesse processo grandioso, e também trabalhar firme nessa jornada”, assegurou.

Texto e fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo