Secretaria de Saúde de São Desidério avalia ações do Julho Amarelo

Com o objetivo de intensificar a informação e estimular a população a fazer o exame que detecta o vírus da hepatite B e C, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD), realizou durante o mês de julho, nos Postos de Saúde Familiar (PSF’s) e em todas as Unidades de Saúde, da sede e zona rural do município, ações de prevenção.

Julho é considerado o mês de sensibilização e prevenção às hepatites virais. De acordo com dados da Atenção Básica de São Desidério, durante todo o mês foram realizados 200 testes rápidos de hepatite B e C que tiveram resultado ‘Não Reagente’, além de salas de espera com palestras sobre o tema e entrega de folder.
“Essas ações são importantes para que a população fique atenta aos cuidados que podem auxiliar na prevenção, pois a hepatite é uma doença silenciosa, que pode apresentar sintomas, como mal estar, fraqueza, icterícia (olhos e pele amarelados), entre outros, e por meio do teste rápido, disponível em todas as Unidades de Saúde, é possível ter um diagnóstico”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

Ascom SD
Foto: Arquivo SESASD SD