Sistema Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação são debatidos durante 3ª Conferência de Educação em São Desidério

Etapa preparatória para a Conferência Estadual e Nacional de Educação, foi realizada no sábado, 03, em São Desidério, a 3ª Conferência Municipal de Educação, promovida pela Prefeitura Municipal por meio do Conselho Municipal de Educação (CME).

A abertura do evento, realizada pela manhã, no Centro Cultural, foi prestigiada pelo prefeito Zé Carlos, a secretária da SEDUC, Iléia Almeida, a Presidente do CME, Asnah Santana, vereadores, secretários de governo, profissionais da educação, representantes da APLB Sindicato, de colegiados escolares e de vários segmentos da sociedade. “Compreendemos este momento como fruto de debates ocorridos desde os primeiros movimentos que consolidaram as conferências em esfera municipal, estadual e na nacional a partir de 2010. Uma grande conquista para o povo brasileiro e para a educação”, destacou a presidente do CME, Asnah Santana.

A temática central ‘A consolidação sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Municipal de Educação (PME) – Monitoramento, Avaliação e Proposição de Políticas para a garantia do Direito à Educação de Qualidade Social, Públicas, Gratuita e Laica’ norteou o encontro. “O Plano de Educação é apenas um direcionamento, quem faz a diferença para que a educação se materialize e aconteça com a melhor qualidade somos nós professores. Este ano daremos um olhar diferente para a Educação Especial nas escolas e vamos construir um novo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) para o município”, afirmou o prefeito Zé Carlos.

“Este é um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, com responsabilidade, entendem e debatem as propostas que escolhem delegados para que as propostas de São Desidério sejam levadas para as Conferências Estadual e Nacional”, disse a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Foram realizados encaminhamentos com palestra magna sobre a temática central, realizada pela professora universitária Rosa Maria Furtado. “Essas reflexões têm a intenção de nos orientar para que possamos materializar o Plano Nacional e, por conseguinte, o Plano Municipal de Educação. A lei nacional tem um prazo para que suas metas possam ser alcançadas”, disse a palestrante.

À tarde, a Conferência Municipal de Educação seguiu com programação realizada na Escola Municipal Presidente Castelo Branco com discussão de 8 eixos temáticos, dentre eles, ‘Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão’, e ‘Planos decenais, SNE e financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social”, e escolha dos delegados representantes para a Conferência Estadual.

“Essa conferência representa um grande momento para o desenvolvimento da educação de nosso município, e eu, no papel de estudante, não poderia deixar de comparecer para participar e dar minha contribuição”, relatou Fernanda Santos, estudante e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza