Sítio Novo, Guará e Vila Nova Conceição contam com ambulâncias para locomoção de pacientes

Os serviços de saúde ofertados pelo poder público municipal têm ampliado atendimentos na sede e também na zona rural. Pensando nas distâncias e nas necessidades da população rural, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o serviço de ambulâncias em plantão 24 horas para o transporte de pessoas no caso de urgências nas regiões de Sítio Novo, Guará e Vila Nova Conceição.

“Desde que começou esse serviço aqui, algumas pessoas já utilizaram a ambulância para ir ao hospital, se não tivesse essa ambulância não sei como ia fazer porque é muito difícil arrumar carro na hora que acontece um acidente, por exemplo”, diz o morador de Guará, Ezequías Batista.

As comunidades de Guará e Vila Nova dispunham de Postos de Saúde da Família (PSF) e em Sítio Novo há uma Unidade Básica de Saúde com atendimento pré-marcado de médico clínico geral e dentista, além dos serviços de enfermagem como pré-natal, Hiperdia (programa de controle da hipertensão e diabete), puericultura, planejamento familiar, preventivo, vacinação.

“A inclusão dos serviços de transporte por meio das ambulâncias nessas novas rotas é de extrema importância, pois o município é muito grande e têm localidades muito distantes, com a agilidade do transporte o paciente recebe atendimento médico mais rapidamente em casos urgentes”, comenta a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

Nas comunidades de Campo Grande, Ilha do Vitor, Ponte de Mateus e nos distritos de Roda Velha e Sítio Grande o serviço das ambulâncias é mantido, os motoristas ficam de plantão (24 horas) nas unidades de saúde. A meta é estender o trabalho para outras comunidades. “Com planejamento e investimento no setor da saúde buscamos ampliar o trabalho para levar mais dignidade e tranquilidade à população, nosso objetivo é formar uma rede de serviços que assegure saúde gratuita e de qualidade”, confirma o Secretário de Saúde, Zé Barbosa.

Texto: Jackeline Bispo
Foto: Arquivo Ascom