Tradição e cultura atraem multidão no Café da UFOB durante Festival da Juventude em São Desidério

Um dos momentos marcantes da 3ª Edição do Festival da Juventude organizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) foi o Café da UFOB. Realizado na noite de quinta-feira, 15, atraiu centenas de pessoas à Lavanderia Cultural, onde um grande espetáculo de tradições e manifestações culturais mexeu com a emoção dos participantes.

“Um momento de puro sentimento, volta a nossas raízes, lembranças do que vivemos e do que ainda realizamos hoje, mostrar a nossos jovens como nossa cultura é forte e bela, parabéns a todos os organizadores, foi emocionante”, disse a participante Nercina Jesus.

Além de apresentar a cultura local com a participação de moradores de vários pontos do município e artistas da terra, o Café da UFOB trouxe mensagens de luta pela preservação da natureza, respeito à diversidade religiosa e às raças. Um dos homenageados da noite foi Dom Luiz Cáppio que com muita sabedoria dedicou sua vida à luta pela natureza e vida dos mais necessitados.

“Estou muito feliz em estar aqui em São Desidério e poder compartilhar com todos este momento de pensarmos que mundo estamos criando para nossos jovens, é maravilhoso ver tantas crianças e jovens hoje aqui e mostrar para eles que devemos ser pessoas que respeitam uns aos outros, que lutam pela natureza e pelos que precisam de nós, como fez São Francisco de Assis, obrigado São Desidério e UFOB por realizarem este momento de contemplação e reflexão”, disse Cáppio.

Quem também comemora a consolidação do Café da UFOB é a reitora da instituição, Iracema Veloso. “Estamos extremamente satisfeitos e contentes em realizar a 10ª Edição do Café da UFOB aqui em São Desidério, agradecemos a receptividade e todo o apoio da prefeitura, somos parceiros em vários projetos, e o Café tem esse objetivo de envolver a comunidade para fazer um espetáculo do povo para o povo”, ressaltou Iracema.

A programação do Café fez um passeio entre as diversas manifestações culturais da região e contou com a participação de centenas de pessoas nas cenas. A Secretária da SAS, Vandreia Mendes, explica que foram meses de preparação para o evento. “Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos neste trabalho, estou extasiada com tudo que vivenciamos hoje, sinal de completa união entre nosso povo e todas as pessoas que vieram de fora para nos proporcionar esta noite, valeu a pena cada minuto investido na preparação do Café”, confirma.

Para o prefeito Zé Carlos, São Desidério viveu um momento único em sua história. “Foram apresentações emocionantes, nossa terra é rica em manifestações culturais, mas tudo só é possível porque nosso povo é lutador, ama suas raízes e mantém suas tradições, agradeço a UFOB pela parceria e parabenizo a todos que realizaram este trabalho maravilhoso, em especial nosso povo”, revelou Zé Carlos.

Texto e foto: Ascom SD