Secretaria de Saúde de São Desidério recebe ações de Projeto para diagnóstico e cuidados da doença de Chagas

A Secretaria de Saúde de São Desidério (SESASD) recebe hoje, 21 e amanhã, 22, orientações sobre o Projeto Integrachagas Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com estados e municípios. “Estamos empenhados a aperfeiçoar nosso trabalho nesta área, por isso recebemos com satisfação as ações deste projeto”, disse o secretário da SESASD, Adriano Almeida.

O trabalho visa ampliar o acesso a diagnóstico e tratamento da doença de chagas, a partir da Atenção Primária à Saúde de modo integrado às ações de vigilância em saúde. O médico coordenador do projeto, Alberto Novaes explica que este é um trabalho de pesquisa estratégica. “É uma iniciativa que busca integrar saúde e ambiente, vigilância e atenção à saúde para diagnosticar e cuidar das pessoas acometidas pela doença de chagas, que muitas vezes não tem sintomas por muitos anos”, informa.

São Desidério é um dos cinco municípios brasileiros identificados e pactuados junto ao ministério. Além dos dois dias de orientação, outros momentos serão realizados com equipes da secretaria de saúde para realização de cursos durante este ano. “Este é um município grande com muitas comunidades rurais, a meta é levar as ações a todos, por isso haverá capacitação com os cursos de teste rápido, manejo clínico, entre outros, porque a maioria das pessoas nem sabem que tem a doença e não recebem tratamento adequado”, comenta a coordenadora operacional do projeto, Eliana Souza.

Ascom SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo