Semana do Cerrado em São Desidério é marcada por ações educativas

Para celebrar o dia do Cerrado, comemorado oficialmente em 11 de setembro, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) organizou uma programação especial a partir da temática ‘Mudando atitudes e preservando o futuro’.

Na manhã de quinta-feira 12, foi realizada uma Cavalgada Ecológica em parceria com a Comitiva dos Matutos na comunidade de Penedo. Durante o percurso que liga o povoado à BA 463, os participantes recolheram lixo e plantaram mudas de espécies nativas.

“Esta foi mais uma grande ação da SEMATUR em parceria com a Comitiva dos Matutos, que teve como propósito sensibilizar os moradores sobre a importância do trabalho coletivo para preservar o nosso meio ambiente”, destacou o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

As mudas de espécies nativas plantadas ao longo do percurso da Cavalgada Ecológica, ficarão aos cuidados da comunidade. “Tivemos a participação de jovens, adultos e crianças que se mobilizaram pela paixão a essa modalidade de evento que é a cavalgada e também pelo intuito de contribuir de forma simples, mas grandiosa como a preservação do nosso Cerrado”, afirmou o diretor de Meio Ambiente, Georginton Diego.

Já a manhã de sexta-feira 13 foi marcada pela Oficina de Produção de Mudas realizada no Viveiro da Ferrovia da Integração Oeste Leste (FIOL). A oficina contou com participação de 30 pessoas e foi ministrada pela professora Ana Maria Mapeli, doutora em Fisiologia Ambiental. Os eventos que incluíram a programação foram pensados para promover a sensibilização ambiental e reflexão acerca da preservação do segundo maior bioma do Brasil.

“A Semana do Cerrado promovida pela SEMATUR foi de fundamental importância para o conhecimento do nosso bioma e a programação da oficina juntamente com a professora Ana Maria Mapeli contribuiu para agregar conhecimento acerca de como produzir mudas de plantas nativas do Cerrado”, relatou a professora de biologia, Katrina Bonfim.

Ascom SD
Foto: Arquivo SEMATUR SD