Parceria entre prefeitura de São Desidério e Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia apresenta Programa Bahia mais Forte a pequenos produtores rurais

A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia apresentaram nesta quarta-feira, 14, as ações do Programa Bahia mais Forte aos pequenos produtores rurais do município. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e também contou com a participação dos representantes legislativos. “Além de conhecer as formas de ajuda no campo que podem receber por meio desta parceria, os presentes, em especial os vereadores, podem disseminar as informações nas comunidades que visitam”, analisa a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

A relação de programas foi apresentada pelo chefe territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e representante do território do Rio Grande, Baltazarino Junior e o subcoordenador da Bahiater Maurício Lelis. Baltazarino lembra que o Programa Bahia mais Forte está incluso dentro do planejamento do serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFS) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFS). “Foi feito um termo de adesão com o intuito de mostrar e até capacitar o pequeno produtor para buscar os incentivos oferecidos por esses programas, cada parte tem sua responsabilidade em ajudar a desenvolver a agricultura familiar”, comenta.

Os Programas de Distribuição de Mudas de Fruteiras e Essências Florestais, de Segurança Alimentar do Rebanho, de Apoio à Comercialização, o Garantia Safra, O Bahia Produtiva, foram alguns dos programas apresentados na reunião. Baltazarino destacou que o município já conta com muitas iniciativas no setor à exemplo dos investimentos na inserção dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar (PNAE). “São Desidério é um dos poucos municípios baianos que já inseriu a agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar atendendo às orientações legais”, lembra.

No encontro foi elencada também a importância dos pequenos produtores de se organizarem em associações para participar de mais programas e projetos oferecidos pelas instituições públicas. “Estamos acompanhando esses produtores e ressaltando sempre sobre a necessidade de criar as associações que garantirão mais facilmente os investimentos no setor e fortalecerão a agricultura familiar do município”, completa Patrícia Rocha.

Texto e foto: Jackeline Bispo