Prefeitura de São Desidério realiza segundo encontro do Programa de Formação Escolar

Na manhã desta quarta, 14, a Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou no Centro Cultural, o segundo encontro do Programa Formação pela Escola (PFE), que contou com a participação da secretária de Educação, Iléia Almeida, assessores, equipe técnica da SEDUC, da multiplicadora regional da Coordenação de Projetos Especiais (COPE), Darly Batista, da tutora do PFE do município, Simone Rodrigues, gestores escolares, equipes administrativas das escolas e representantes de Conselhos Municipais.

Formação pela Escola é um programa de capacitação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Cerca de 80 pessoas participam do programa. Para a secretária da SEDUC, Iléia Almeida, que também integra o curso de formação, “momentos como estes são importantes porque discutimos políticas públicas e o objetivo é garantir que os programas do (FNDE) sejam de conhecimento e de domínio entre todos, para garantir o exercício da cidadania e controle social”.

De acordo com a assessora técnica da SEDUC, Maria Celeste Oliveira, participaram do evento, segmentos voltados a programas vinculados a repasses federais. “Neste primeiro módulo, o de “Competências básicas”, os participantes conheceram os programas do FNDE e a importância do controle social, e hoje apresentaram problemas vinculados a um programa do FNDE e uma possível solução contextualizada”, afirmou Celeste. “Para nós gestores escolares este módulo é primordial, pois reforça conceitos e conhecimentos essenciais no âmbito escolar”, revelou a diretora da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Valdinéia Ferreira o momento”.

O programa contempla oito cursos com carga horária de 60 horas cada. “São Desidério aderiu dentro do programa ao eixo Pacto de formação pela escola. A COPE foi responsável por fazer a formação da tutora do programa no município, e ela multiplicou a formação para os demais interessados, que cursam cada módulo com 08 horas presenciais, e o restante da carga horária é cumprida por meio de ensino à distância EAD”, explicou Darly, que reforça ainda o convite para a inserção de mais participantes. “Podem se inscrever para participar do programa gestores municipais, escolares, do Legislativo, representantes da sociedade civil acima de 18 anos e de Conselhos Municipais e professores”, completou.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Jackeline Bispo