Prefeito Zé Carlos prestigiou a abertura da 13ª Bahia Farm Show

O prefeito Zé Carlos acompanhado de secretários de governo prestigiou na manhã de terça-feira, 30, a abertura da 13ª Bahia Farm Show, a maior feira do Norte e Nordeste voltada para a tecnologia do agronegócio, e terceiro maior evento do setor no Brasil. O evento acontece no município de Luís Eduardo Magalhães, e se estende até o dia 03 de junho.

Na Bahia Farm Show, são expostos nos estandes equipamentos, máquinas e ferramentas para a produção agrícola e dentre outras. Segundo os organizadores a previsão é que 60 mil pessoas visitem a feira nos cinco dias de programação. “Esse foi um ano em que as chuvas voltaram a ficar mais regulares, e nos distanciaram de um cenário de crise. A feira é um momento de compartilhar conhecimento e experiência”, disse o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

Este ano, os agricultores da região do “Matopiba” colheram uma safra recorde. Foram 19 milhões de toneladas de fibras e grãos, como o milho. A palavra “Matopiba” é uma sigla que reúne as sílabas iniciais das regiões que formam a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, e Bahia, e que se destaca pelos recordes consecutivos de produção de grãos. Esta é considerada a última fronteira agrícola do país. Na Bahia, os agricultores produziram cinco milhões de toneladas de soja, 55% a mais do que no ano passado.

Para o prefeito Zé Carlos, a feira representa um avanço na tecnologia voltada para o campo. “A feira funciona como uma vitrine para divulgar as inovações tecnológicas voltadas à agricultura. São Desidério tem uma grande vocação agrícola, portanto esta feira é muito importante para o segmento, uma vez que estimula e incentiva o aumento da produção dos empreendimentos agrícolas instalados no município”, disse.

Na ocasião, o gestor participou ainda de uma reunião com produtores, onde foi debatida a parceria entre Prefeitura, Produtores, Abapa e Aiba, para inicialmente promover a melhoria de 35 km de estradas da Linha da Soja e posteriormente a pavimentação asfáltica, da referida estrada. “Na Linha da Soja, são transportadas mais de duzentas mil toneladas de grãos, produzidos em 56.000 hectares de áreas cultivadas. Durante a safra mais de cinco mil carretas trafegam neste trecho para o escoamento da produção agrícola. Portanto, a obra vai agilizar o transporte de cargas e melhorar a logística, além de diminuir os custos de produção para os produtores” assegurou.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins