Prefeitura de São Desidério inicia as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza, neste mês de junho, uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. As atividades iniciaram hoje, dia 1º, com a exposição do Museu de Ciências do Cerrado Nordestino, uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal do oeste da Bahia (UFOB).

“Organizamos uma programação ampla e diversificada para comemorar essa data tão importante, e no decorrer do mês, firmamos parcerias com instituições e demais secretarias de governo no intuito de levar à população informação, capacitação, palestras e debates sobre a temática”, informa o secretário de Meio Ambiente, João Antônio Linhares.

Baseada na exibição de exemplares empalhados da fauna do cerrado e atividades com auxílio de microscópio, a exposição do Museu atraiu durante todo o dia os olhares curiosos e atentos dos visitantes. O pequeno Marcos Vinícius de sete anos ficou encantado com os animais expostos. “A gente podia até tocar na pele de alguns animais, eu gostei muito disso, é a primeira vez que vejo uma capivara de verdade, só tinha visto no livro”, se encanta o garoto. Para o professor Georghinton Diego essas ações auxiliam a escola nos trabalhos de educação ambiental. “O contato direto com os animais traz uma visão diferente da realidade, muitas vezes conhecida apenas por meio dos livros, e nos ajuda a trabalhar melhor a importância da preservação ambiental”, completa.

Este é um dos objetivos da exposição, revela a coordenadora do Museu, Rosana Marques. “Trabalhamos no intuito de mostrar a biodiversidade do cerrado, incentivando e estimulando o estudo à ciência e ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente”, afirma.

A programação segue no dia 06 de junho com uma palestra sobre Extrativismo do Cerrado ministrada pelo representante da Embrapa Cerrados, Fernando Rocha e o professor da UFOB, Valny Rigonato, que visa potencializar a utilização dos frutos do cerrado para a geração de renda nas comunidades geraizeiras.

Capacitações para merendeiras escolares, professores e pessoas da comunidade, círculos de palestras em escolas da sede e da zona rural sobre conservação de bens naturais e prevenção contra incêndios florestais também serão realizadas neste mês. E para culminar o projeto, no final de junho haverá uma Feira Socioambiental com exposição de produtos artesanais, alimentícios e medicinais com a oferta de serviços básicos de saúde, atividades culturais e serviços de beleza.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Rodney Martins