Atrativos turísticos estão na rota de passeios dos visitantes no São João do Sítio Grande

Localizado a 15 km da sede de São Desidério, o distrito de Sítio Grande, além de ser palco para o maior São João do Oeste Baiano, com shows de bandas de renome nacional que garantem a diversão nas noites frias, é também o cenário que oferece inúmeras alternativas de lazer e encontro com a natureza.

Um dos principais atrativos é o Rio Grande que corta o distrito e convida o turista para mergulhos revigorantes. Às margens do rio, o visitante encontra bares e restaurantes e podem degustar deliciosos sabores da culinária local. Seguindo o rio, a poucos metros do centro do distrito, o visitante pode conhecer o Paredão Deus me Livre, com cerca de 40 metros de altura, propício para a prática de esportes radicais como a tirolesa e o rapel, ou ainda encantar-se com as grutas e as pinturas rupestres na Fazenda Gruta das Pedras Brilhantes, localizada a aproximadamente três quilômetros do circuito da festa junina.

Os turistas podem optar também por outro destino turístico voltado ao ecoturismo, com a visita ao Parque Municipal da Lagoa Azul, que concentra a Lagoa Azul e a Gruta do Catão. Formada por um rio subterrâneo, a Lagoa Azul fica em uma área de proteção ambiental do Parque Municipal da Lagoa Azul. É um dos mais belos pontos turísticos de São Desidério. Cercada por paredões rochosos, a água majestosamente calma pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade. O silêncio e a natureza intocada tornam o cenário único, de beleza indescritível e um convite à contemplação. O acesso ao local exige acompanhamento de guia turístico.

A Gruta do Catão compreende uma trilha de aproximadamente 3 km dentro do Parque Municipal da Lagoa Azul, chega-se a duas colunas rochosas com mais de 10 metros de altura que formam o Portal da Gruta do Catão. Constituídas por rochas calcárias, as estalactites escamosas formam um cenário totalmente diferente do que normalmente se vê em outras grutas. Um espetáculo a parte é a ressurgência de um rio subterrâneo no interior da caverna. O acesso ao local também exige acompanhamento de guia turístico.

“Convido os participantes do São João do Sítio Grande para visitarem as belezas do distrito, e conhecerem as alternativas de lazer que este lugar reserva, ou também outras rotas que o município oferece. Garanto que estes passeios serão agradáveis e irão renovar as energias do folião”, destacou o diretor de Turismo do município, Juscelino Ferreira.

Os principais acessos rodoviários são pela BR 242 (São Desidério / Salvador), BA 463 (São Desidério / Brasília) e BR 135 (São Desidério / Piauí). Linhas de ônibus diárias interligam a cidade aos diversos pontos do país. As empresas aéreas Azul e Passaredo também oferecem vôos diretos para o município de Barreiras a 27 km de São Desidério.

• Ascom da Prefeitura de São Desidério
  • Fotos: Rodney Martins